China surpreende EUA com teste de míssil hipersônico, diz Financial Times

Reuters

Publicado 17.10.2021 13:21

PEQUIM (Reuters) - A China testou em agosto um míssil hipersônico com capacidade nuclear, um feito que pegou serviços de espionagem dos Estados Unidos de surpresa, publicou o Financial Times, citando cinco fontes não identificadas.

A reportagem publicada na noite de sábado afirma que os militares chineses lançaram um foguete carregando um veículo planador hipersônico que voou pelo espaço em órbita baixa, circulando o planeta antes de rumar para o alvo, que não foi atingido por uma questão de duas dezenas de quilômetros.

"O teste mostrou que a China fez progressos surpreendentes em armas hipersônicas e está muito mais avançada do que as autoridades norte-americanas acreditavam", afirmou a reportagem do FT, citando fontes da área de espionagem.

O Ministério da Defesa da China não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters feito neste domingo.

Os Estados Unidos e a Rússia também estão desenvolvendo mísseis hipersônicos e no mês passado a Coreia do Norte disse que testou um recém-desenvolvido.

Mísseis balísticos são disparados para o espaço, percorrendo trajetórias parabólicas nas quais voltam à superfície em velocidades mais altas. Armas hipersônicas, por sua vez, são mais difíceis de enfrentarem defesa porque voam em direção a alvos em altitudes mais baixas e em velocidades mais de cinco vezes a do som, ou cerca de 6.200 quilômetros hora.

Em um desfile militar em 2019, a China exibiu os avanços em seus armamentos, incluindo o míssil hipersônico, conhecido como DF-17.

(Por Redação Pequim)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações