Chinesa Baidu lança Ernie 4.0 para rivalizar com GPT-4

Reuters

Publicado 17.10.2023 14:18

PEQUIM (Reuters) - A gigante chinesa de tecnologia Baidu (NASDAQ:BIDU) relevou nesta terça-feira a mais nova versão de seu modelo de inteligência artificial (IA) generativa, o Ernie 4.0, afirmando que as capacidades da tecnologia estão no mesmo nível das do modelo pioneiro GPT-4, da OpenAI, fabricante do ChatGPT.

O presidente-executivo da empresa, Robin Li, apresentou o Ernie 4.0 em um evento em Pequim, concentrando-se no que ele descreveu como as capacidades de memória do modelo e mostrando a tecnologia escrever um romance de artes marciais em tempo real. Ele também mostrou o Ernie 4.0 criando cartazes publicitários e vídeos.

Os analistas, contudo, não ficaram impressionados. Segundo Lu Yanxia, analista da consultoria de mercado IDC, o lançamento do Ernie 4.0 não trouxe grandes destaques em relação à versão anterior.

"Devemos ver melhorias significativas quando o Ernie 4.0 for utilizado na prática, mas as melhorias concretas não estão imediatamente claras", afirmou Lu.

Lu disse que outros anúncios importantes no evento incluíram a integração da IA generativa da Baidu em todos os seus produtos, incluindo o Baidu Drive e o Baidu Maps.

O executivo da companhia demonstrou como o Baidu Map agora permite que os usuários acessem funções com consultas em linguagem natural, alimentadas pelo Ernie, enquanto antes os usuários tinham que pesquisar entre milhares de opções.

A Baidu, proprietária do maior mecanismo de busca na internet da China, está na vanguarda dos modelos de IA no país, em meio a uma febre global pela tecnologia desencadeada pela introdução do ChatGPT no ano passado.

A empresa lançou um chatbot alimentado pelo Ernie em março, chamado ErnieBot, embora investidores tenham ficado desapontados ao ver apenas demonstrações pré-gravadas.

Em agosto, a Baidu foi uma das várias empresas a receber aprovação do governo chinês para o lançamento de produtos de IA ao público.

Durante o evento, o diretor de tecnologia da Baidu, Wang Haifeng, afirmou que o Ernie já acumulou 45 milhões de usuários desde que foi disponibilizado para uso público.

A China agora possui pelo menos 130 grandes modelos de linguagem (LLMs, na sigla em inglês), representando 40% do total global e ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que têm 50%, de acordo com dados da corretora CLSA.

(Reportagem de Yelin Mo e Eduardo Baptista)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações