Chuvas em Minas levam Vale a ajustar protocolos de emergência

Bloomberg Línea Brasil

Publicado 13.01.2022 18:44

Atualizado 13.01.2022 23:35

Chuvas em Minas levam Vale a ajustar protocolos de emergência

As chuvas fortes que atingem Minas Gerais levaram a Vale (SA:VALE3) a iniciar protocolo de emergência nível I no dique Elefante, na mina de Água Limpa, localizada no município de Rio Piracicaba. Conforme a companhia, a ombreira direita da estrutura sofreu uma erosão por conta da chuva. A Vale também elevou protocolo de emergência para nível 2 na barragem Área IX, na mina de Fábrica, em Ouro Preto.

A companhia ressaltou que a estabilidade geral do dique do Elefante não foi comprometida e que não há presença permanente de pessoas na respectiva zona de autorresgate. Também não há impactos na produção da empresa, segundo comunicado.

A anomalia foi informada às autoridades e à auditoria do Ministério Público do Estado de Minas Gerais e segue sendo monitorada pelas equipes especializadas da Vale.

A Vale já havia paralisado parcialmente a circulação de trens na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e produção dos Sistemas Sudeste e Sul, citando que a medida visa “garantir a segurança dos seus empregados e comunidades e em razão do nível elevado de chuvas que atingem Minas Gerais”.

Desde o mês passado, o Brasil registra chuva intensa em estados como Bahia, que teve cidades inundadas, chegando a prejudicar o abastecimento de energia na região.

As fortes chuvas que castigam o estado de Minas Gerais, berço de plantas de mineração das gigantes Vale, Usiminas (SA:USIM5) e CSN (SA:CSNA3), estão levando à interrupção da produção e escoamento dessas empresas e podem elevar os preços da commodity para a exportação à China.

Segundo analistas da consultoria S&P e da Ágora e do Bradesco BBI, braços de investimentos do banco Bradesco (SA:BBDC4), as fortes chuvas devem agravar a sazonalidade da produção mais fraca do primeiro trimestre para os produtores locais principalmente para a Vale.

Ver mais em Bloomberg Línea Brasil

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações