Cidades do RJ vão entrar com ação civil pública contra Enel, dizem prefeitos

Reuters

Publicado 27.11.2023 21:08

RIO DE JANEIRO (Reuters) - As 66 cidades atendidas pela Enel (BIT:ENEI) no Estado do Rio de Janeiro vão entrar com uma ação civil pública conjunta contra a distribuidora de energia, para cobrar uma melhor prestação de serviços e a elaboração de um plano de contingência, informaram os prefeitos nesta segunda-feira.

A Enel disse que não vai comentar a iniciativa das prefeituras fluminenses.

No fim de semana retrasado, um temporal causou problemas nas redes de energia e deixou milhares de pessoas sem luz nas cidades de Niterói e São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro. O fornecimento só foi normalizado na última quinta-feira, segundo a empresa.

Os representantes das 66 cidades, que se reuniram nesta segunda-feira em Niterói para discutir questões relacionadas à Enel, alegam que problemas na área de concessão são recorrentes e já se arrastam há anos.

Os prefeitos também mostraram preocupações com a forte onda de calor no país e com a proximidade do verão, e suas consequências na distribuição de energia.

No evento, uma carta com o pedido de ação civil pública foi assinada por eles para ser enviada ao Ministério Público.

A Enel atende cerca de 3 milhões de clientes no Estado e negocia a renovação da concessão que vence em 2026

"Estamos nos aproximando da data de uma mudança na concessão, programada para 2026, e é de extrema importância que os municípios participem ativamente desse processo", disse o prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT)

"Precisamos progredir no fornecimento adequado de energia, aumentar a velocidade de resposta da concessionária e melhorar o aterramento da fiação, entre muitos outros problemas comuns enfrentados", acrescentou.

Após a reunião, os prefeitos assinaram cartas de repúdio que serão encaminhadas ao poder concedente, ao Ministério de Minas e Energia, e à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

 

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier; Edição de André Romani)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações