Cilada ou oportunidade? 24 ações valem menos que seu valor patrimonial em Bolsa

Mercado News

Publicado 12.08.2021 14:31

Atualizado 12.08.2021 15:44

Cilada ou oportunidade? 24 ações valem menos que seu valor patrimonial em Bolsa

Ainda no positivo em 2021, o Ibovespa tem patinado em agosto, mais distante dos 130 mil pontos vistos em junho. Mesmo assim, analistas chegam a projetar que o Índice Bovespa pode chegar a 140 mil pontos ao fim deste ano. Mas essa não é a realidade de toda a Bolsa. Ao contrário. Há ações na B3 (SA:B3SA3) cujo potencial teórico de alta é muito maior.

São aquelas que estão neste momento valendo menos do que o seu patrimônio líquido. De acordo com ranking compilado pela Guide Investimentos, há 24 empresas negociando abaixo do valor patrimonial.

Para realizar o levantamento, a equipe de analistas da corretora utilizou o indicador de preço sobre valor patrimonial da ação (P/VPA). Isso quer dizer que quando o P/VPA estiver abaixo de 1, a empresa vale em Bolsa menos do que o seu patrimônio líquido – ou seja, bens e direitos menos dívidas.

h2 Oportunidade ou cilada?/h2

Em alguns casos, a depender do contexto, o indicador P/VPA pode indicar uma oportunidade ao investidor ao sugerir que determinada ação está barata.

Em outros casos, no entanto, vai revelar que o mercado está receoso quanto ao papel daquela empresa. “Em momentos de crises muito graves, por exemplo, diversas empresas são negociadas abaixo do valor patrimonial devido à aversão generalizada dos investidores ao risco”, diz o analista Henrique Esteter, em relatório.

O estudo leva em conta dados do fechamento de 4 de agosto.

Veja a lista de 24 empresas negociando abaixo do valor patrimonial:

-Cogna (SA:COGN3)

-d1000 (SA:DMVF3)

-BR Properties (SA:BRPR3)

-Valid (SA:VLID3)

-Iochpe Maxion (SA:MYPK3)

-Banrisul (SA:BRSR6)

-Light (SA:LIGT3)

-BMG (SA:BMGB4)

-Pão de Açúcar (SA:PCAR3)

-Banco do Brasil (SA:BBAS3)

-Tecnisa (SA:TCSA3)

-Gafisa (SA:GFSA3)

-Moura Dubeux (SA:MDNE3)

-ABC Brasil (SA:ABCB4)

-Helbor (SA:HBOR3)

-BR Malls (SA:BRML3)

-Copasa (SA:CSMG3)

-Sanepar (SA:SAPR4)

-Eletrobras (SA:ELET3)

-Copel (SA:CPLE6)

-Embraer (SA:EMBR3)

-Neoenergia (SA:NEOE3)

-Energias do Brasil (SA:ENBR3)

-Cielo (SA:CIEL3)

Por Mercado News

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações