Cisão entre GetNet e Santander é positiva, segundo Genial

Investing.com

Publicado 29.09.2021 11:24

Por Ana Beatriz Bartolo

Investing.com - A cisão entre a GetNet e o Santander (SA:SANB11) deve ser concluída no final de outubro, com a listagem da empresa de maquininhas na B3 (SA:B3SA3) e na Nasdaq, e na visão da Genial Investimentos, esse negócio é uma boa oportunidade, que permite a companhia a ter um alcance de market share equivalente ao do banco através da utilização do canal do Santander.

A cada 4 ações de Santander ou 2 units, o acionista receberá 1 ação da Getnet, quando a cisão estiver concluída. Assim, a Genial recomenda compra do Santander, com preço-alvo em R$ 56,50. Às 11h24, as ações do banco subiam 1,55%, a R$ 36,59.

A Getnet tem um grande potencial de crescimento e desde 2013, vem aumentando a sua participação no mercado, em função da capacidade de distribuição do canal bancário, que deverá continuar a ser utilizado mesmo com fusão. No acordo, ficou decidido que o Santander receberá uma comissão por cada cliente conquistado pela GetNet utilizando o canal do banco.

Mas a Genial alerta que a utilização do canal bancário do Santander para distribuir os produtos da Getnet, apesar de ser a grande vantagem do acordo, pode ocasionar dissinergias com a cisão.

A empresa também pode se beneficiar com a concessão de “crédito fumaça”, em que há a garantia d o fluxo de recebíveis de cartão. Porém, a Stone (NASDAQ:STNE)  (SA:STOC31) reportou problemas com as centrais de recebíveis que comprometeram a inadimplência e paralisaram as originações. A continuidade de tais problemas pode dificultar o crescimento do “crédito fumaça” na Getnet.

Além disso, a empresa está mudando o mix de clientes, o que traz dúvidas sobre a manutenção do take rate da Getnet, correspondente ao percentual do TPV transformado em receitas e das margens. Antes da pandemia, 60% dos seus clientes eram de pequeno e médio varejo. Mas esse número caiu a 40% no pior momento da quarentena e agora está em 45%.

Para compensar essa queda, a companhia passou a trabalhar com empresas de topo de pirâmide, como Cobasi, PagueMenos, Shell (NYSE:RDSa), Starbucks Corporation (NASDAQ:SBUX) (SA:SBUB34). Esse tipo de cliente geralmente possui um volume transacionado superior e um take rate mais baixo.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações