Citi sairá do México como parte de reformulação estratégica

Reuters

Publicado 12.01.2022 11:29

Por David Henry e David French e Noel Randewich

NOVA YORK (Reuters) - O Citigroup (NYSE:C) deixará seu negócio de banco de consumo Citibanamex no México, disse o banco na terça-feira encerrando sua presença de 20 anos no país, que era o último de seus negócios de consumo no exterior.

A decisão do Citigroup de vender ou desmembrar o Citibanamex, terceiro maior banco do México em ativos a partir de junho, faz parte da estratégia da presidente-executiva Jane Fraser de alinhar a lucratividade e o desempenho do preço das ações do Citigroup com seus pares.

Depois de assumir o cargo no ano passado, Fraser prometeu simplificar o Citigroup ao sair de negócios não essenciais, incluindo franquias de consumo em 13 mercados na Ásia, Europa, Oriente Médio e África. Embora a saída mexicana do Citigroup não faça parte do plano anunciado, é consistente com essa "renovação de estratégia", disse Fraser na terça-feira.

O Citigroup manterá seus negócios de clientes institucionais no México, assim como em outros mercados no exterior. O grupo focará seus negócios bancários de consumo em uma presença direcionada no varejo dos Estados Unidos, gestão global de patrimônio e pagamentos e empréstimos, disse.

O bilionário mexicano Ricardo Salinas Pliego, que é classificado como o terceiro homem mais rico do país com uma fortuna familiar estimada em mais de 15 bilhões de dólares pela Forbes, disse que está analisando se é possível adquirir o Citibanamex.

Outros possíveis compradores para o Citibanamex podem vir do Canadá, onde os seis grandes bancos têm dinheiro em excesso para gastar em negócios. O Banco da Nova Scotia já tem um negócio considerável no México.

Os braços locais do Banco Santander (SA:SANB11) e BBVA (MC:BBVA) também teriam recursos, enquanto as instituições mexicanas Banorte e Inbursa poderiam usar uma aquisição das operações do Citi para desafiar essa dupla.

As ações do Citigroup subiram até 1% nas negociações pós-mercado.

O banco não estimou o custo de sair do negócio ou o que poderia receber em uma venda.

Os negócios de consumo do México forneceram cerca de 3,5 bilhões de dólares em receita nos três primeiros trimestres de 2021 e 1,2 bilhão de dólares em lucros antes de impostos, disse o Citigroup. Estão incluídos 44 bilhões de dólares dos 2,36 trilhões de dólares de ativos totais do Citigroup.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O Citigroup disse que o momento da saída está sujeito a aprovações regulatórias nos Estados Unidos e no México.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações