Coface projeta crescimento de 0,9% para América Latina em 2023

Estadão Conteúdo

Publicado 09.11.2022 15:13

Atualizado 09.11.2022 18:41

Coface projeta crescimento de 0,9% para América Latina em 2023

A Companhia Francesa de Seguro de Crédito ( Coface (EPA:COFA)) prevê para 2023 um crescimento de apenas 0,9% para a América Latina, desaceleração em relação a expansão de 3,1% para a região neste ano. As previsões foram feitas pela economista-chefe da Coface para a América Latina, Patrícia Krause.

A desaceleração na América Latina será capitaneada pela economia brasileira. Segundo Patrícia, o PIB brasileiro cederá de 2,6% em 2022 para uma quase estabilidade de 0,2% no ano que vem, conforme a Coface já havia previsto no fim de outubro.

Para Argentina e Chile, a expectativa é de recessão, com quedas de 0,5% e 1% no PIB, respectivamente, no ano que vem. A desaceleração do PIB na América Latina, de acordo com a economista, corre em linha com desempenho da economia mundial, que deve ser impactada pela recessão na Europa.

De acordo com a Coface, a inflação permanece perto ou no pico na maioria dos mercados da Região. O aperto monetário nos países latino-americanos está chegando ao fim, mas seus efeitos serão sentidos em 2023.

"O que pesa na região são fatores comuns ao cenário externo. Ainda que seja esperada uma desaceleração, a inflação ainda vai estar elevada e continuará acima das metas nos países que adotam esse sistema. A taxa de juros seguirá alta e há uma expectativa de acomodação dos preços das commodities", disse a economista.

Patrícia ressaltou, por outro lado, que as taxas de juros elevadas na região fazem soar o alerta sobre o nível de endividamento de empresas, famílias e do governo.

"A América Latina até está com um nível de endividamento abaixo dos demais mercados emergentes. O que preocupa principalmente é o endividamento público aqui, que está acima da média dos emergentes em muitos países da região, incluindo o Brasil. Com certeza com a expectativa de desaceleração do crescimento no ano que vem, com os preços das commodities menos favoráveis, é um ponto de atenção como será a condução da política fiscal", disse.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações