Com cisão, TIM quer maximizar valor e cortar dívida

Reuters

Publicado 05.06.2022 14:52

Por Francesca Landini e Elvira Pollina

TRENTO, Itália (Reuters) - A Telecom Italia (BIT:TLIT) seguirá um plano para cindir sua rede fixa de suas operações de serviço para maximizar o valor dos ativos para os acionistas e reduzir suas dívidas, disse o chefe da empresa neste domingo.

Sob pressão há anos em seu mercado doméstico ferozmente competitivo, o antigo monopólio de telefonia da Itália está buscando renovar seus negócios por meio da separação de seus ativos de rede fixa doméstica para se concentrar em atividades comerciais e de consumo.

Como parte de um pacto preliminar selado com o banco estatal italiano CDP na semana passada, os ativos de rede da TIM (SA:TIMS3) seriam combinados com os da rival de banda larga Open Fiber para criar uma empresa de rede nacional de propriedade majoritária da CDP.

A nova entidade de rede assumiria uma parcela significativa da dívida e do pessoal doméstico da TIM.

Mas o principal investidor da TIM, Vivendi (EPA:VIV), cujo apoio é fundamental para que qualquer negócio seja concretizado, disse que está pronto para avaliar outras oportunidades se o valor da rede não for reconhecido.

"O mais importante é maximizar o valor de todos os ativos no interesse dos acionistas", disse o presidente da Telecom, Pietro Labriola, falando se a postura do gigante da mídia francesa poderia prejudicar o projeto. A CDP, que é o segundo maior investidor da TIM com 10% de participação, também possui 60% da Open Fiber.

Falando num evento em Trento, Labriola se recusou a dizer se a TIM considera uma saída total de seus negócios de rede fixa com uma venda definitiva. Ele ressaltou que qualquer cisão tem que cortar a dívida líquida de 23 bilhões de euros da TIM.

"Parece-me que todas as partes estão interessadas em entender com rapidez suficiente se o plano é viável", disse Labriola, acrescentando que a criação de uma única rede de fibra pode ser concluída em 12 a 18 meses.

Labriola, que assumiu o comando da empresa em janeiro, deve apresentar em 7 de julho um plano trienal que terá como foco o desmembramento das operações da TIM.

A KKR decidiu se juntar ao projeto TIM-CDP após a TIM rejeitar a proposta de 10,8 bilhões de euros do fundo para obter o controle da TIM e deslistá-la antes de dividir seus ativos fixos e de serviços.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações