Com indústria fraca, curva de juro reduz chance de aperto mais duro na Selic

Estadão Conteúdo

Publicado 03.12.2021 12:06

Atualizado 03.12.2021 15:40

Com indústria fraca, curva de juro reduz chance de aperto mais duro na Selic

Após o Produto Interno Bruto (PIB) fraco do terceiro trimestre, a frustração com o desempenho da produção industrial em outubro faz com que o mercado diminua ainda mais as apostas de um ciclo de aperto monetário muito mais duro e se incline mais à possibilidade de mais duas altas de 150 pontos-base da Selic na próxima quarta-feira e na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de fevereiro. A Selic está em 7,75% ao ano. "Como é majoritária a aposta de alta de 150 pontos-base em dezembro, o mercado está reduzindo o orçamento total do ciclo", diz o estrategista-chefe do Banco Mizuho (NYSE:MFG), Luciano Rostagno.

A curva de juro a termo apontava 56% de chance de alta de 150 pontos da taxa básica de juro na semana que vem (de 44% na quinta-feira) e 44% de possibilidade de um aumento de 175 p.b (de 56% na quinta-feira), nos cálculos do estrategista, que também espera alta de 150 p.b.

Para fevereiro, uma alta de 150 p.b aparece com 88% ante 12% de probabilidade de alta de 125 pontos, sendo que ontem a curva mostrava 80% para +150 p.b e 12% para +175 p.b.

Para o fim de 2021, a Selic está precificada em 9,37%, de 9,40% ontem, e para fim de 2022, em 11,60%, de 12,06% anteriormente.

A produção industrial caiu 0,6% em outubro ante setembro, praticamente no piso das estimativas do Projeções broadcast, que apontavam uma queda de 0,7% a alta de 1,8%, com mediana positiva de 0,7%.

"A gente esperava uma alta de 0,7%, então realmente o dado vem ruim e a indústria extrativa puxou para baixo a indústria como um todo. E se a gente considera que a confiança da indústria caiu mais 2,9% em novembro e com o índice de situação corrente despencando 4,2%, a expectativa para a indústria permanece fraca em novembro", diz Rostagno. "A indústria tende a continuar limitando o crescimento econômico no quarto trimestre", completou.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações