Comissão Europeia aprofunda investigação sobre compra de fatia na ITA Airways pela Lufthansa

Estadão Conteúdo

Publicado 23.01.2024 14:25

Atualizado 23.01.2024 17:40

Comissão Europeia aprofunda investigação sobre compra de fatia na ITA Airways pela Lufthansa

A Comissão Europeia abriu uma investigação aprofundada para avaliar a proposta de aquisição do controle da ITA Airways pela Deutsche Lufthansa AG (ETR:LHAG) e pelo Ministério da Economia e Finanças da Itália. A comissão tem preocupações preliminares de que a transação possa reduzir a concorrência no mercado de serviços de transporte aéreo de passageiros em várias rotas de curta e longa distância dentro e fora de Itália, de acordo com nota publicada no site da instituição.

Em maio de 2023, a companhia alemã informou que chegou a um acordo com o Ministério italiano para a compra de uma fatia minoritária de 41% na ITA Airways, ex-Alitalia.

A Lufthansa e a ITA operam uma extensa rede de rotas domésticas, rotas de curta distância dentro do Espaço Econômico Europeu, bem como rotas de longa distância entre a região e o resto do mundo, pontuou o comunicado da Comissão Europeia. A Lufthansa também tem uma joint venture com a United Airlines (NASDAQ:UAL) e a Air Canada, por meio da qual coordenam preços, capacidade e horários e compartilham receitas em rotas transatlânticas.

As preocupações preliminares da Comissão são de que a transação poderá reduzir a concorrência nas rotas de curta distância que ligam a Itália aos países da Europa Central. Segundo o comunicado, em algumas dessas rotas, a Lufthansa e a ITA competem frente a frente com voos diretos, com concorrência apenas limitada, principalmente por parte de companhias aéreas de baixo custo, como a Ryanair (NASDAQ:RYAAY), que, em muitos casos, atua em aeroportos mais remotos.

Além disso, a Comissão examinará também as rotas em que uma das partes já oferece serviços e aquelas em que uma ou ambas as partes dispõem de uma ligação com escala única e em que as ligações diretas são limitadas.

Em relação às rotas de longa distância entre a Itália e a América do Norte, a Comissão avaliará mais detalhadamente se as atividades da ITA, da Lufthansa e dos seus parceiros de joint venture United Airlines e Air Canada deverão ser tratadas como as de uma única entidade após a concentração.

A transação poderá reduzir a concorrência em algumas rotas entre a Itália e os EUA, o Canadá, o Japão e a Índia, devido à concorrência limitada entre a ITA, a Lufthansa ou os parceiros de joint venture da Lufthansa - através de ligações diretas ou com conexões.

Segundo o comunicado, a operação poderia ainda criar ou reforçar a posição dominante da ITA no aeroporto Milão-Linate, o que poderia tornar mais difícil aos rivais a prestação de serviços de transporte aéreo de passageiros de e para Milão-Linate.

A Comissão examinará também os possíveis efeitos negativos nas rotas em que outras companhias aéreas dependem do acesso à rede doméstica e de curta distância da ITA para as suas próprias operações, o que poderá afetar os seus serviços para destinos internacionais também servidos pela Lufthansa.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A transação foi notificada à Comissão em 30 de novembro de 2023. Em 8 de janeiro de 2024, a Lufthansa apresentou compromissos em resposta a algumas das preocupações preliminares da Comissão. No entanto, estes compromissos foram insuficientes, tanto em termos de âmbito como de eficácia, para afastar claramente as preocupações preliminares, nota a Comissão.

A Comissão dispõe agora de 90 dias úteis, até 6 de junho de 2024, para tomar uma decisão.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações