Como encontrar “joias ocultas” em momentos de incerteza, segundo a BlackRock

Investing.com  |  Autor Laura Sánchez

Publicado 27.11.2023 17:56

Investing.com - A temporada de balanços está chegando ao fim, e os gestores da BlackRock (NYSE:BLK) Fundamental Equities para EMEA, Hellen Jewell e Stefan Gries, compartilham sua visão sobre o mercado e os principais destaques.

Eles afirmam que “o terceiro trimestre mostrou a incerteza dos investidores com a situação econômica. Os lucros das empresas caíram 14% na comparação anual e ficaram em linha com as baixas expectativas. Porém, qualquer desvio negativo das projeções dos analistas (mesmo pequeno) provocou fortes quedas nas cotações das ações”.

“Segundo nossa análise, um fato marcante do trimestre foi a forte desvalorização das ações das empresas com lucros mais consistentes nos últimos cinco anos. Algumas dessas empresas enfrentaram problemas pontuais que afetaram seus resultados. Mas muitas delas estão se recuperando de um período de vendas excepcionais e voltando aos níveis normais de rentabilidade”, alertam.

“Acreditamos que o mercado exagerou nesses casos, refletindo o medo de uma recessão e a falta de confiança no cenário macroeconômico. No entanto, não vemos uma crise profunda no horizonte e, em nossa opinião, algumas dessas empresas de qualidade estão sendo negociadas a preços atrativos”, acrescentam os especialistas da BlackRock.

Setores/h2

Apesar do resultado geral ruim, o terceiro trimestre também mostrou diferenças e oportunidades para identificar empresas com potencial de crescimento de lucros acima da média em todos os setores, explicam os analistas da BlackRock. “No setor financeiro, por exemplo, continuamos confiantes nos bancos europeus em geral, mas notamos uma grande variação nos resultados entre alguns bancos da Itália, Irlanda e Espanha, que se saíram bem, e os bancos de outras regiões da Europa”, destacam.

“E no setor industrial, cerca de metade das empresas decepcionou nos lucros, pois os estoques aumentaram e os custos de insumos e mão de obra pressionaram as margens. Porém, apesar disso, muitas empresas industriais – ou partes delas – mostraram resistência no trimestre”, observam.