Companhias aéreas: Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) apresentam balanços amanhã

Investing.com  |  Autor Jessica Bahia Melo

Publicado 27.03.2024 13:13

Investing.com – As companhias aéreas passaram por um período de turbulência no pós-pandemia, com indicadores agravados por um ambiente econômico incerto e desafiador. Com alta alavancagem como herança, as tratativas de reestruturação do setor seguem como preocupação dos investidores e credores. No mercado brasileiro, Azul e Gol apresentam seus balanços referentes ao quarto trimestre do ano passado na manhã desta quinta-feira, 28.

Em relatório, a Genial Investimentos indicou que entre os fatores de pressão nas companhias no ano passado, estiveram juros globais em alta, crise de crédito nos mercados, longos processos para renegociação de dívidas e volatilidade no câmbio.

“No segundo semestre, o panorama global ficou ainda mais complicado com a eclosão de novos conflitos geopolíticos. Nesse contexto, uma camada adicional de volatilidade tomou conta das principais variáveis que influenciam os custos operacionais do setor”, recorda a Genial, que menciona ainda a instabilidade nos preços do petróleo como fatores de pressão significativa sobre o setor aéreo.

Se você investe ou quer investir em companhias aéreas locais e internacionais, mas busca mais informações sobre a saúde financeira e seus níveis de endividamento, o que é um fator de preocupação no setor, acesse o InvestingPro para dados completos. Use o cupom INVESTIR para um desconto especial ADICIONAL, além dos até 40% off nos planos Pro e Pro+ de um e dois anos.

Gol (BVMF:GOLL4)

A Gol deve apresentar um lucro por ação (LPA) de R$0,37 e uma receita de R$4,975 bilhão, de acordo com o InvestingPro, plataforma premium do Investing.com. A companhia aérea passa por uma série de dificuldades com seu endividamento, o que levou ao Chapter 11 (pedido de recuperação judicial nos EUA).