Confira os papéis mais indicados pelas corretoras em dezembro

Investing.com  |  Autor 

Publicado 07.12.2018 11:20

Atualizado 07.12.2018 17:20

Confira os papéis mais indicados pelas corretoras em dezembro

Arena do Pavini - Apesar da alta forte do Índice Bovespa, de 8,72% desde o primeiro turno das eleições presidenciais até o fim de novembro, e do nível recorde, perto dos 90 mil pontos, a bolsa ainda pode trazer alegrias para os investidores, segundo especialistas. Eles lembram que esse recorde é nominal e, corrigido pela inflação, o Ibovespa teria de chegar a 130 mil pontos para voltar aos níveis reais do pico de 2008. Hoje, o Ibovespa fechou em 88.846 pontos, com alta de 16,29% no ano e de 21,26% em 12 meses.

As corretoras seguem otimistas com o mercado acionário, citando o espaço para ganhos caso as reformas da Previdência e fiscal sejam aprovadas e o país volte a crescer, com juros mais baixos. E há também o ajuste das carteiras dos investidores, que costuma incentivar um rali de fim de ano. Para azedar esse cenário, porém, há o desafio político para aprovar as reformas no novo governo. E novos riscos surgiram no horizonte no cenário externo, com o receio de uma recessão nos Estados Unidos e a guerra comercial entre EUA e China ameaçando o crescimento mundial.

h2 Petrobras segue líder e ganha mais votos/h2

Nas indicações das 16 corretoras deste mês, Petrobras segue como a preferida, com 12 citações, duas a mais que no mês passado. Empresas voltadas para o mercado interno predominam, com bancos, empresas de aluguel de carros, siderúrgicas voltadas para construção e fabricantes de alimentos entre as mais votadas. Neste mês, a lista das ações mais indicadas perde um participante, a Magliano Investimentos, que deixou de divulgar carteiras depois de transferir seus clientes pessoas físicas para a Genial Investimentos. Confira a tabela abaixo.

h2 Ibovespa em 125 mil pontos com reforma da Previdência/h2

Outro fator a favor da alta índice é que os ganhos recentes foram concentrados em Petrobras e Vale. Excluindo esses dois papéis, o índice ainda está sendo negociado abaixo de sua média histórica considerando o forte crescimento dos lucros das empresas que o compõem, diz o BTG Pactual (SA:BPAC11).

O banco estima que o lucro das companhias que formam o Ibovespa, sem considerar Petrobras e Vale, cresceu 16,3% no ano passado e deve crescer mais 26,5% este ano e 29% no próximo. Com isso, o Ibovespa aos 89.500 pontos estaria sendo negociado a 11,7 vezes seu lucro projetado, abaixo da média histórica de 12,6 vezes o lucro. Com o novo governo, o banco estima que o índice poderá voltar para a média, que significaria 97 mil pontos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O BTG calcula que, se o presidente Jair Bolsonaro levar adiante seu ajuste fiscal e o programa de privatizações, o índice pode chegar aos 112.000 pontos. Se o novo governo conseguir aprovar uma reforma consistente da Previdência, o Ibovespa poderá chegar aos 125.ooo pontos.

As preferidas das corretoras
Dezembro Indicações
Petrobras PN (SA:PETR4) 12
Gerdau (SA:GGBR4) 9
B3 B3SA3 (SA:B3SA3) 6
Ultrapar (SA:UGPA3) 6
BRF ON (SA:BRFS3) 5
Rumo Logística (SA:RAIL3) 5
Suzano (SA:SUZB3) 5
Vale ON (SA:VALE3) 5
Banco do Brasil (SA:BBAS3) 4
Itaú Unibanco (SA:ITUB4) 4
Localiza (SA:RENT3) 4
h2 Estrangeiros ainda não vieram/h2

Além de considerar o Ibovespa relativamente barato, o BTG acredita que tanto investidores estrangeiros quanto locais, como fundos de pensão, ainda têm pouca aplicação em ações e devem ampliar essa fatia. A recuperação econômica pode finalmente se acelerar em 2019, com uma estimativa do banco de crescimento do PIB de 2,8%, impulsionada por privatizações, novas concessões, melhor governança corporativa nas empresas estatais e uma nova administração pró-negócios do governo eleito.

h2 Ganhos em Embraer (SA:EMBR3)/h2

O banco substituiu Suzano Papel na carteira por Embraer, sob o argumento de que o mercado não considera nos preços da ação ainda os ganhos de sinergia com a parceria com a Boeing e nem os valores dos segmentos de jatinhos e Defesa que ficarão com a empresa. O banco manteve a exposição a empresas estatais, financeiras e de consumo, com indicação da Petrobras e sua subsidiária BR Distribuidora (SA:BRDT3), do Banco do Brasil, da locadora de carros Localiza, além da Renner (SA:LREN3), B3, siderúrgica Gerdau e da operadora ferroviária Rumo. Completa as indicações a ação da operadora de telefonia em recuperação judicial Oi (SA:OIBR4), pelas chances de a empresa ser alvo de uma aquisição.

h2 Mais atividade doméstica/h2

A Guide Investimentos segue com a estratégia de manter maior exposição em papéis correlacionados com a atividade doméstica, e papéis que contêm eventos no curto prazo, como Petrobras, por exemplo). “Seguimos atentos, assim, às perspectivas para as empresas locais e, especialmente, em ativos que ainda não foram corretamente precificados, e que podem surpreender de forma positiva nos próximos meses”, diz a corretora. Algumas empresas estão melhor preparadas para aproveitar os ventos mais favoráveis deste novo ciclo. “Nomes relacionados às empresas estatais, serviços financeiros, além de ativos ligados à consumo e com beta mais levado (que seguem a tendência do mercado) estão em nosso radar”, diz a Guide.

A corretora retirou da carteira os papéis da Itaúsa (SA:ITSA4), CSN (SA:CSNA3), Marcopolo (SA:POMO4) e Tenda (SA:TEND3) e incluiu Banco do Brasil, Gerdau, Localiza e Cyrela (SA:CYRE3). “Em nossa visão, essas empresas são negociadas a um valuation atrativo, e devem se beneficiar da retomada mais acelerada da atividade econômica local, real mais apreciado, além do custo de capital mais competitivo”, diz a Guide.

h2 Busca por papéis acima do Ibovespa/h2

Já a Toro Investimentos lembra que o mês de dezembro começa com o Ibovespa na máxima histórica e a estratégia são ativos com potencial acima do Ibovespa, ou seja, que ainda não subiram muito e que podem despertar um fluxo comprador mais forte ao longo do mês.

A corretora observa que houve saída de investidores externos da bolsa brasileira em novembro, por conta da guerra comercial EUA-China e queda no petróleo. Mas, no fim do mês, esses investidores estavam voltando e isso pode favorecer uma alta do índice em dezembro.

h2 Estrangeiro será fiel da balança/h2

O estrangeiro será o fiel da balança para o desempenho futuro do Ibovespa, diz a corretora Spinelli. Atualmente, 50% do volume total negociado na bolsa passa por eles. No curto prazo, porém, esses investidores estão mais seletivos, taticamente reduzindo o risco de suas carteiras e aumentando o caixa. Passada a incerteza com a guerra comercial e a desaceleração da atividade mundial, essa pode ser uma oportunidade para o Brasil com a volta desse dinheiro para os mercados emergentes. “Portanto, continuamos otimistas para dezembro”, diz a corretora, que retirou da carteira principal as ações da Iochpe-Maxion (SA:MYPK3), MRV (SA:MRVE3) e Ecorodovias (SA:ECOR3). No lugar entraram Bradespar (SA:BRAP4) (pelo desconto de holding em relação à Vale), Santander (SA:SANB11) e o SMAL11, fundo com cotas negociadas em bolsa (ETF) do Índice Small Caps, “reforçando nossa visão de que empresas com enfoque doméstico podem ganhar maior ritmo em relação ao Ibovespa”, diz a Spinelli.

h2 Perspectivas positivas na política e na economia/h2

O Brasil entra na reta final de 2018 com perspectivas bastante positivas, diz a Socopa Corretora. “Do lado da política, temos um Congresso renovado, com maior número de representantes identificados com a direita, além de um presidente eleito que se mostra comprometido com uma agenda de reformas para evitar uma piora adicional das contas públicas e promover o desenvolvimento sustentável do país”, diz a corretora. Já do lado da atividade, há sinais crescentes de recuperação da economia doméstica e bom comportamento da inflação.

Assim, a corretora vê no curto prazo um cenário de otimismo para os preços dos ativos domésticos, principalmente na renda variável. “O Ibovespa está sendo negociado a 11 vezes os lucros estimados das empresas para os próximos 12 meses, ante uma média histórica de 12 vezes”, diz.

h2 Volatilidade deve continuar alta/h2

Porém, a volatilidade tende a continuar elevada nesta reta final do ano, em meio ao cenário internacional complicado. “Lá fora, além das preocupações com as discussões sobre protecionismo entre China e EUA e sobre o Brexit, os investidores tendem a continuar adotando uma postura mais cautelosa diante da reversão das políticas de estimulo monetário nas principais economias desenvolvidas, após a injeção de US$ 11 trilhões na economia global pelos bancos centrais desenvolvidos na última década”, diz a corretora.

h2 Reposicionamento dos investidores/h2

Já o BB Investimentos acredita que o tom positivo de novembro após a divulgação da composição da equipe do novo governo deve perdurar em dezembro, apesar do cenário externo recomendar cautela. Os efeitos da guerra fiscal entre EUA e China devem ser compensados por uma política de juros mais branda por parte do Federal Reserve, o banco central americano. Internamente, ainda que o mercado continue cético quanto ao andamento da agenda reformista, o próximo governo começa com um bom capital político, recebendo dos investidores o benefício da dúvida.

Para o BB, o fluxo de capital estrangeiro, que foi negativo em novembro, deve se reverter em dezembro pelo reposicionamento de carteiras para 2019.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações