Conselho da Vale busca consenso por CEO e terá nova reunião na 5ª

Poder360

Publicado 19.02.2024 16:14

Atualizado 19.02.2024 16:41

Conselho da Vale busca consenso por CEO e terá nova reunião na 5ª

O Conselho de Administração da Vale (BVMF:VALE3) marcou uma nova reunião extraordinária para a próxima 5ª feira (22.fev.2024) para tratar da sucessão na empresa, segundo apurou o Poder360. O encontro se dá em um momento em que o colegiado está dividido entre a saída ou a permanência do atual CEO, Eduardo Bartolomeo, que tem mandato até maio.

Na última 5ª (15.fev), a reunião do Conselho para tratar do tema terminou em um impasse: os integrantes votaram sobre as duas opções, mas houve empate. Dos 13 conselheiros, 6 votaram para reconduzir Bartomoleo e 6 para dar início a um processo de seleção de outro nome. Luís Henrique Guimarães, indicado da Cosan (BVMF:CSAN3) no colegiado, absteve-se.

A possibilidade de recondução de Bartolomeo esbarra no desinteresse de alguns acionistas na continuidade do atual CEO, sobretudo a Previ, fundo de pensão do Banco do Brasil (BVMF:BBAS3). O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem se mostrado insatisfeito com a atual gestão da empresa.

Segundo apuração do Poder360, votaram contra a recondução de Bartolomeo os dois representantes da Previ e o indicado pela Bradespar (BVMF:BRAP4). Também seguiram essa linha 2 conselheiros independentes e o representante dos trabalhadores. Os demais independentes e o indicado pela Mitsui votaram para manter o atual CEO.

Lula tenta emplacar um nome mais próximo ao Planalto como CEO da Vale. O governo pressionou para que o escolhido fosse o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, mas recuou depois da reação negativa dos acionistas e do mercado. Ainda assim, não quer a manutenção de Bartolomeo.

Caso opte pela substituição, a empresa precisará iniciar processo de seleção para buscar um novo nome. O estatuto social da Vale determina que seja contratada uma empresa reconhecida internacionalmente na área de seleção de executivos para auxiliar na elaboração dessa lista.

Na última 5ª (15.fev), um comunicado da Vale assinado pelo presidente do Conselho de Administração, Daniel Stieler, afirmou que a reunião terminou “inconclusiva” e que o grupo voltará a se reunir nos próximos dias em busca de uma definição sobre o assunto.

Leia mais em Poder360