Conversas da Hospira com Danone por negócio de US$5 bi são paralisadas

Reuters

Publicado 03.09.2014 15:05

Conversas da Hospira com Danone por negócio de US$5 bi são paralisadas

LONDRES (Reuters) - As negociações da farmacêutica norte-americana Hospira para comprar a unidade de nutrição médica da Danone e usar o negócio para mover seu domicílio fiscal para o exterior foram paralisadas, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.

Isso acontece em um momento em que aumentam as críticas nos Estados Unidos às tentativas de empresas do país de se realocarem no exterior e reduzirem encargos tributários.

A Hospira, fabricante de dispositivos farmacêuticos e médicos, vinha discutindo o chamado acordo de inversão fiscal sob o qual pagaria cerca de 5 bilhões de dólares em dinheiro e ações pelo negócio de nutrição médica da empresa francesa. Tal transação permitiria que a Hospira, que tem um valor de mercado de 9,15 bilhões de dólares, reduzisse sua taxa de imposto e liberasse recursos estrangeiros.

Mas as negociações foram colocadas em espera e ainda não está claro se o acordo proposto e sua estrutura poderão ser revividos, disseram pessoas familiarizadas com o assunto nesta semana, pedindo para não serem identificadas porque o assunto não é público.

Não ficou imediatamente claro por que as partes paralisaram as discussões, mas a decisão chega em um momento em que empresas dos EUA que consideram a realização de inversões fiscais sofrem intensa pressão do governo e de políticos para repensarem seus planos.

Quando o interesse da Hospira no negócio da Danone surgiu pela primeira vez em julho, um senador sênior dos EUA escreveu para a empresa instando-a a não mover sua base fiscal para o exterior.

Até agora em 2014, dez operações de inversão corporativas foram feitas, historicamente o maior número em um ano. Fontes do mercado financeiro dizem que o mercado de inversões está desacelerando, com empresas norte-americanas que querem comprar rivais no exterior principalmente por razões fiscais ficando cada vez mais desanimadas com o aumento dos preços, dificuldades administrativas e os temores de uma repressão por parte do governo dos EUA.

(Por Anjuli Davies e Sophie Sassard)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações