Cortes em força de trabalho da Tesla incluem EUA e China, dizem fontes

Reuters

Publicado 16.04.2024 12:48

XANGAI/BERLIM (Reuters) - Os cortes da Tesla (NASDAQ:TSLA) em sua força de trabalho global incluem demissões nos Estados Unidos e na China, os dois maiores mercados da montadora, em áreas como vendas, tecnologia e engenharia, de acordo com cinco fontes informadas sobre o assunto.

Na segunda-feira, o presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, disse à equipe, em um memorando interno visto pela Reuters, que a empresa demitiria mais de 10% de sua força de trabalho global, à medida que enfrenta queda nas vendas e a intensificação da guerra de preços dos veículos elétricos.

Vários centros de serviços sediados nos EUA sofreram demissões em massa com efeito imediato, principalmente em equipes de vendas e técnicos, disse uma fonte. Outro local demitiu toda a equipe de atendimento, afirmou.

Um gerente de programa da Tesla na Califórnia publicou uma planilha no LinkedIn com mais de 140 funcionários, a maioria engenheiros, que haviam sido demitidos e estavam procurando novos empregos.

Duas fontes disseram que membros da equipe de vendas da Tesla na China estavam sendo notificados de que estavam sendo demitidos, e uma delas disse que mais de 10% estavam perdendo seus empregos.

Uma terceira fonte disse que em Xangai, onde está localizada a maior fábrica da Tesla, a empresa demitirá apenas uma pequena parte da equipe, totalizando "várias dezenas" de pessoas.

As ações da Tesla caíam mais de 2%, para 157,22 dólares, nesta terça-feira. Elas fecharam em queda de 5,6% na segunda-feira.

A sede da Tesla nos EUA e sua unidade na China não responderam imediatamente aos pedidos de comentários. Todas as fontes não quiseram ser identificadas, pois não tinham permissão para falar com a imprensa.

Os governos locais de Xangai e Pequim não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

A Tesla enfrenta uma crescente concorrência na China em uma feroz guerra de preços com rivais liderados pela BYD (SZ:002594), desaceleração das vendas nos EUA, bem como altos custos de investimento em novos modelos e inteligência artificial.

As entregas globais de veículos no primeiro trimestre caíram pela primeira vez em quase quatro anos, à medida que os cortes de preços não conseguiram estimular a demanda.

(Por Zhang Yan e Brenda Goh em Xangai, Victoria Waldersee em Berlim)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações