Credit Suisse à beira da falência? Rumores preocupantes para assistir de perto

Investing.com

Publicado 03.10.2022 09:08

Investing.com - A semana começa com rumores perturbadores que, se confirmados, podem tomar um rumo completamente diferente na crise econômica global que vivemos atualmente.

De fato, a ABC Australia informou no domingo que um grande banco de investimento está à beira do precipício, citando "uma fonte confiável".

Desde então, muitos dedos foram apontados para o Credit Suisse (SIX:CSGN) (NYSE:CS), especialmente porque o banco foi um dos mais atingidos pelo desastre do Archegos. Desde então, o preço de suas ADRs estão em queda de 4,86% a US$ 3,73 no pré-mercado em Wall Street.

A ABC disse que um memorando do CEO à equipe circulou na sexta-feira. "Eu sei que não é fácil manter o foco em meio às muitas histórias que você lê na mídia - especialmente devido às muitas imprecisões factuais que estão sendo feitas. Dito isso, espero que você não confunda o desempenho diário do preço das ações com a forte base de capital do banco e posição de liquidez", dizia o memorando.

Nesta segunda-feira, a Fox Business divulgou informações tendendo a confirmar o risco para o Credit Suisse (BVMF:C1SU34). De acordo com Fox, o CEO Ulrich Koerner reuniu-se com grandes investidores institucionais preocupados com a frágil situação financeira da empresa e garantiu-lhes que o banco tinha forte capital e liquidez.

Um grande investidor teria dito à emissora de TV que "o banco e a plataforma de gestão de patrimônio são muito valiosos, mas o banco de investimento é um desastre".

Por sua vez, o Financial Times escreveu que um executivo envolvido nas discussões disse que as equipes do banco estiveram ativamente engajadas com seus principais clientes e contrapartes no fim de semana, a fim de tranquilizá-los.

Lembre-se de que isso ocorre em um contexto em que as ações do Credit Suisse atingiram novos mínimos na semana passada. As ações perderam cerca de 55% desde o início do ano.

Separadamente, os spreads de swaps de crédito (CDS) do banco, que fornecem aos investidores proteção contra riscos financeiros como inadimplência, subiram acentuadamente na sexta-feira, dando credibilidade aos rumores. O aumento segue relatos de que o credor suíço está procurando levantar capital, citando um memorando de seu presidente-executivo, Ulrich Koerner.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

De acordo com o FT, o executivo negou relatos de que o banco suíço havia abordado formalmente seus investidores sobre um possível aumento de capital e insistiu que o Credit Suisse estava "tentando evitar tal movimento enquanto o preço de suas ações está no nível mais baixo de todos os tempos e os empréstimos os custos aumentaram devido a rebaixamentos de ratings."

Agora a bola está na quadra do banco, que terá que refutar efetivamente esse boato da maneira mais forte possível, caso seja falso. A este respeito, refira-se que o CEO do Credit Suisse deverá falar hoje para responder a estes rumores, numa altura ainda não especificada.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações