Credit Suisse afunda após sinalizar prejuízo de US$ 1,6 bi neste trimestre

Investing.com  |  Autor Geoffrey Smith

Publicado 23.11.2022 08:22

Atualizado 23.11.2022 12:44

Por Geoffrey Smith

Investing.com – As ações do Credit Suisse (BVMF:C1SU34) (SIX:CSGN) voltaram a recuar forte nesta quarta-feira, após o problemático banco suíço revelar que espera ter um prejuízo de cerca de US$ 1,6 bilhão no atual trimestre, devido ao êxodo de clientes de alta renda.

Clientes de elevado patrimônio líquido de todo o mundo retiraram 10% de todos os ativos sob gestão na importante divisão de gestão de patrimônio do banco desde o início de outubro, o que deve provocar uma forte queda na receita da unidade, com base na qual o CEO Ulrich Koerner pretende reconstruir a instituição.

O banco afirmou que as saídas de recursos haviam caído “consideravelmente” a partir das duas primeiras semanas de outubro, mas ainda não havia ocorrido uma “reversão”.

Sua divisão doméstica também registrou um volume moderado de resgates, em torno de 1% do patrimônio líquido, o que é pouco em comparação com os eventos mais graves na unidade de gestão de patrimônio, rememorando a crise financeira de 2008, quando os investidores temeram pela segurança dos seus ativos.

O banco comentou que foi forçado a recorrer às suas reservas de liquidez, fazendo-as ficar brevemente abaixo dos requisitos mínimos exigidos pelos órgãos reguladores. No entanto, ressaltou que suas taxas de cobertura de liquidez e de financiamento líquido estável – duas balizas importantes definidas pelos órgãos reguladores após 2008, no intuito de evitar a repetição do colapso do Lehman Brothers – foram mantidas a todo momento.

O Credit Suisse corroborou ainda sua projeção de índice de capital de nível 1, que mede sua capacidade de absorver quaisquer prejuízos operacionais. Isso ocorreu após a aprovação de um aumento de capital de 4 bilhões de francos suíços, anunciado em outubro.

Às 12h43 de Brasília, as ações do Credit Suisse registravam uma queda de 4,41% em Zurique.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações