Bradesco supera previsão de lucro no 2º tri, mas inadimplência piora

Reuters

Publicado 04.08.2022 18:09

Atualizado 04.08.2022 20:05

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) -O Bradesco (BVMF:BBDC4) superou previsões de lucro no segundo trimestre, montado no forte crescimento de linhas de crédito mais lucrativas e no controle de custos, mas teve uma piora na qualidade da carteira de empréstimos.

O segundo maior banco privado do país anunciou nesta quinta-feira que seu lucro recorrente do período somou 7,04 bilhões de reais, alta de 11,4% sobre um ano antes e acima da previsão de analistas ouvidos pela Refinitiv, de 6,783 bilhões. Em termos líquidos, o lucro de 7,075 bilhões de reais foi 18,4% maior.

No relatório, o Bradesco mencionou a margem financeira com clientes, tarifas, controle das despesas e bom desempenho do braço de seguros como alicerces do resultado.

No fim de junho, a carteira de crédito expandida do banco somava 855,4 bilhões de reais, com um avanço de 17,7% em 12 meses, puxado sobretudo pela expansão de linhas como cartão de crédito e pessoal, que são mais lucrativas.

Com isso, a margem com clientes deu um salto de 25,8% ano a ano, para 16,95 bilhões de reais. Isso ofuscou o resultado negativo da tesouraria, de 587 milhões de reais, ante 2,27 bilhões de reais positivos um ano antes.

As receitas foram reforçadas ainda pelas por serviços e tarifas, que evoluíram 6,7% no comparativo anual, para 8,98 bilhões de reais. Por fim, um mix de forte aumento de receitas operacionais e financeiras fez o lucro do braço de seguros dar um salto de 175,6%, a 1,8 bilhão de reais.

Na outra ponta, o banco conseguiu manter controle sobre as despesas administrativas, que subiram 4,9%, em ritmo muito inferior ao da inflação do período, para 11,5 bilhões de reais.

Por outro lado, o Bradesco registrou uma piora na qualidade da sua carteira de empréstimos, com o índice de inadimplência acima de 90 dias subindo 0,3 ponto percentual na base trimestre a trimestre e 1 ponto ano a ano. Mas os indicadores antecedentes de calotes - atrasos acima de 60 dias e NPL - tiveram forte piora e o índice de cobertura caiu velozmente.

Isso levou a Bradesco a ampliar em 52,5% o volume de provisões para perdas esperadas com inadimplência, também ano a ano, para 5,31 bilhões de reais.

Em relatório a clientes, Rafael Frade, Jose Luis Cuenca e Gabriel Gusan, analistas do Citi, afirmaram que os investidores vâo se concentrar na alta do índice de inadimplência, que só não foi pior porque o banco vendeu uma carteira de 2 bilhões de reais, ou o índice +90 teria subido 0,6 ponto sequencial.

"Acreditamos que a contínua deterioração da qualidade dos ativos é a principal preocupação, e o segundo trimestre não trouxe alívio nessa questão", escreveram eles.

Em comentários enviados após a divulgação do resultado, o presidente-executivo do Bradesco, Octavio de Lazari Junior, afirmou que o banco fez ajustes nos modelos de risco de crédito no últimos trimestres.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

"Assim devemos crescer em ritmo mais moderado, mas mantendo a rentabilidade de nosso portfólio", afirmou "Estamos com o balanço bem provisionado para o momento atual do ciclo de crédito, o que deve permitir a manutenção de um nível de retorno consistente."

(Reportagem adicional de Carolina Pulice, edição Alberto Alerigi Jr.)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações