Cresce insatisfação contra caótica mobilização militar na Rússia

Reuters

Publicado 24.09.2022 12:36

Atualizado 24.09.2022 12:55

(.)

Por Kevin Liffey

LONDRES (Reuters) - O editor pró-Kremlin do canal de notícias estatal RT expressou raiva no sábado porque oficiais de alistamento da Rússia estavam enviando convocação para os homens errados, à medida que a frustração com uma mobilização militar cresce em toda a Rússia.

O anúncio de quarta-feira da primeira mobilização pública da Rússia desde a Segunda Guerra Mundial, para reforçar a vacilante invasão da Ucrânia, desencadeou uma corrida para a fronteira por homens elegíveis, a prisão de mais de 1.000 manifestantes e reação negativa da população.

Agora, também está atraindo críticas das autoridades entre os próprios apoiadores oficiais do Kremlin, algo quase inédito na Rússia desde que a invasão começou há sete meses.

"Foi anunciado que os soldados podem ser recrutados até a idade de 35 anos. As convocações vão para pessoas de 40 anos", disse a editora-chefe da RT, Margarita Simonyan, no Telegram. "Eles estão enfurecendo as pessoas, parece de propósito."

Em outro raro sinal público de divergência, o Ministério da Defesa russo disse que o vice-ministro encarregado da logística, o general de quatro estrelas Dmitry Bulgakov, foi substituído "para transferência para outro cargo".

A Rússia conta oficialmente milhões de ex-recrutas como reservistas - potencialmente quase toda a população masculina em idade de lutar - e o decreto anunciando a "mobilização parcial" não deu critérios para quem seria convocado.

Autoridades disseram que são necessários 300.000 soldados, com prioridade para pessoas com experiência militar recente e habilidades vitais. O Kremlin negou relatos de dois meios de comunicação russos baseados no exterior - Novaya Gazeta Europe e Meduza - de que o alvo real é mais de 1 milhão.

Relatos surgiram de homens sem experiência militar ou em idade militar que receberam subitamente papéis de convocação.

O chefe do Conselho de Direitos Humanos do Kremlin, Valery Fadeyev, afirmou que escreve ao ministro da Defesa, Sergei Shoigu, para resolver urgentemente os problemas da mobilização.

Sua postagem criticou a forma como as isenções foram aplicadas e listou vários casos de alistamento inadequado, incluindo enfermeiras e parteiras sem experiência militar.

Desde quarta-feira, as pessoas estão em filas por horas para atravessar a Mongólia, Cazaquistão, Finlândia ou Geórgia, com medo de que a Rússia possa fechar suas fronteiras, embora o Kremlin tenha dito que os relatos de um êxodo são exagerados.

O governador da região russa da Buriácia, na fronteira com a Mongólia, reconheceu que alguns receberam documentos por engano e disse que aqueles que não serviram no exército ou que tiveram isenções médicas não seriam convocados.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A mobilização e a organização apressada dos chamados referendos sobre a adesão à Rússia em territórios ucranianos ocupados neste fim de semana vieram logo após uma ofensiva ucraniana relâmpago na região de Kharkiv - o revés mais acentuado de Moscou na guerra de sete meses.

O grupo antiguerra Vesna convocou as redes sociais para novas manifestações em toda a Rússia na noite de sábado, após mais de 1.300 manifestantes serem presos em 38 cidades, segundo o grupo de monitoramento independente OVD-Info.

O Ministério do Interior da região russa da Ossétia do Norte aconselhou as pessoas a não tentarem deixar o país para a Geórgia no posto fronteiriço de Verkhny Lars, onde disse que 2.300 carros estavam esperando para atravessar.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações