Crescem alertas de crash de mercado em 2023

Investing.com  |  Autor Laura Sánchez

Publicado 30.11.2022 08:48

Atualizado 30.11.2022 13:39

Por Laura Sanchez

Investing.com – A perspectiva de recessão nos países desenvolvidos continua alimentando projeções pessimistas dos analistas do mercado financeiro para o próximo ano.

Ontem, o Deutsche Bank afirmou que os Estados Unidos devem entrar em recessão ano que vem e estima que os mercados podem cair até 25%.

De fato, como ressaltou Alba Puerro, trader e cofundadora da SalaParaTraders, “o Federal Reserve aponta que as maiores chances de uma recessão nos próximos 12 meses nos EUA são de 45% (as maiores da história)”.

“Se o Fed considera uma chance de 45% de recessão, a probabilidade claramente é muito maior”, destaca a analista.

Da mesma forma, Mike Wilson, estrategista-chefe de ações americanas e diretor-chefe de investimento do Morgan Stanley (NYSE:MS), prevê que as ações sofrerão uma queda de dois dígitos no início de 2023.

Wilson, cujo alvo para o S&P 500 é de 3.900 pontos, alerta que as empresas dos EUA estão se preparando para divulgar uma onda de revisões para baixo das estimativas de resultados, o que atingirá em cheio as ações.

“Essa é a trajetória. Ninguém se importa com o que vai acontecer daqui a 12 meses. Eles precisam lidar com o próximo período de três a seis meses”, declarou Wilson à CNBC ontem, terça-feira. “É por isso que acreditamos que ainda pode haver uma queda significativa. Portanto, a expectativa é que vejamos muita volatilidade daqui para frente".

Com isso, o S&P 500 pode cair mais 24% até o início de 2023.

“O bear market não acabou”, vaticinou Wilson. “Veremos mínimas muito mais baixas se nossas previsões de resultados estiverem corretas”, concluiu.

Apesar desse cenário para o próximo ano, Wilson acredita que “não é o momento de vender tudo”, pois espera que haja alguns movimentos de alta nas próximas semanas.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações