CSN investirá R$1,5 bi em usina de galvanização de aço em SP

Reuters  |  Autor 

Publicado 06.06.2019 19:55

CSN investirá R$1,5 bi em usina de galvanização de aço em SP

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - A CSN (SA:CSNA3) vai investir 1,5 bilhão de reais para construir uma usina de galvanização de aço que terá capacidade para 350 mil toneladas por ano, afirmou nesta quinta-feira o presidente-executivo do grupo siderúrgico, Benjamin Steinbruch.

A usina será construída no Estado de São Paulo em cidade ainda não escolhida, afirmou o executivo durante entrevista coletiva à jornalistas na sede do governo paulista.

"Ter um polo que você possa convergir com a logística e o barateamento do custo é vital para que se viabilize uma produção integrada do setor", disse Steinbruch sobre o interesse da companhia em construir a usina em uma das cidades que compõem o chamado Polo Metal-metalúrgico de Máquinas e Equipamentos de São Paulo.

"Os polos têm a convergência, não só dos grandes clientes, como daqueles que fazem parte da cadeia. Quanto mais próximo estiver, melhor."

O Polo Metal-metalúrgico de Máquinas e Equipamentos de São Paulo engloba as regiões de Campinas, Ribeirão Preto, ABC, Alto Tietê e Oeste, São Carlos (SA:SCAR3), São José do Rio Preto, Sorocaba e Vale do Paraíba.

A CSN, que tem uma usina de aço bruto em Volta Redonda (RJ), espera que os desembolsos para o projeto em São Paulo ocorram ao longo dos próximos 36 meses.

A companhia havia informado no início de maio que estava em fase final de planejamento para instalação de uma nova linha de galvanização que exigiria investimento de 1 bilhão de reais. A CSN inicia neste mês trabalhos de reforma no alto forno 3 da usina de Volta Redonda, em que vai investir cerca de 200 milhões de reais. Os trabalhos deverão ampliar a capacidade do equipamento entre 400 mil e 500 mil toneladas por ano, afirmou na época o diretor comercial da companhia, Luis Fernando Martinez.

Questionado sobre venda de ativos do grupo, que busca reduzir endividamento, Steinbruch afirmou que a empresa poderá acertar nesta quinta-feira acordo para assinatura de contrato de streaming de minério de ferro com fundos canadenses e ingleses.

"Vamos ter uma reunião importante para resolver essa questão do contrato de streaming hoje", disse Steinbruch à Reuters em breve entrevista.

O executivo comentou ainda que nas negociações de venda da usina da CSN na Alemanha, SWT, há ainda uma diferença de 10 por cento entre o valor proposto pelos interessados e o montante pretendido pela siderúrgica brasileira. Steinbruch não deu mais detalhes.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A ação da CSN fechou nesta quinta-feira em alta de 2,6 por cento, enquanto o Ibovespa teve variação positiva de 1,26 por cento.

REAJUSTE DE PREÇOS DE AÇO

A CSN se prepara para fazer em julho desse ano um aumento de 10 por cento em seus produtos siderúrgicos, afirmou mais cedo o diretor comercial da companhia Luis Fernando Martinez.

"O aumento está relacionado a custos mais elevados. O aumento será no dia 1 de julho, de 10 por cento", disse o executivo se referindo a preços de minério de ferro e impactos do câmbio. "Será aplicado para todos os produtos", acrescentou.

Em abril, a siderúrgica já havia elevado seus preços na ordem de 10 por cento.

(Com reportagem adicional de Rodrigo Viga Gaier)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações