Custos crescentes pesam sobre AB InBev, apesar de melhora nas vendas de cerveja

Reuters

Publicado 29.10.2020 09:56

Por Philip Blenkinsop

BRUXELAS (Reuters) - A Anheuser Busch Inbev (BR:ABI) (SA:ABUD34) maior cervejaria do mundo, suspendeu o pagamento de dividendo e reportou queda no lucro trimestral nesta quinta-feira, conforme a transição para o consumo de bebidas em casa aumentou seus custos.

A fabricante das cervejas Budweiser, Stella Artois e Corona teve um surpreendente aumento nas vendas, mas o lucro caiu ligeiramente depois que a pandemia forçou os consumidores a deixar de beber em bares e restaurantes para comprar mais cerveja em lojas.

Os custos da empresa de produção e envio de mais embalagens, latas e garrafas descartáveis são maiores do que de barris e garrafas de vidro retornáveis usadas em bares e restaurantes.

A segunda maior cervejaria do mundo, Heineken disse na quarta-feira que enfrentou um problema de custo semelhante.

A AB InBev não divulgou uma perspectiva financeira para 2020, mas espera que o segundo semestre do ano seja melhor do que o primeiro, embora a incerteza causada pela pandemia ainda permaneça.

Os volumes gerais de cerveja e refrigerantes aumentaram 1,9% no trimestre encerrado em setembro, após uma queda de 17% no segundo trimestre, levando a um crescimento de 4% na receita, contra expectativas de consenso de queda de 4%.

O melhor desempenho da AB InBev foi no Brasil, o segundo maior mercado da empresa, onde as vendas de cerveja aumentaram 25% em relação ao ano anterior.

O volumes e o lucros também cresceram em seu maior mercado, os Estados Unidos, à medida que suas cervejas premium compensaram o declínio das marcas tradicionais, aumentando sua participação nas vendas nacionais de cerveja.

A empresa também registrou crescimento no México, Europa e China, mas sofreu quedas na Colômbia, onde as medidas de isolamento foram amenizadas apenas em agosto, e na África do Sul, onde as vendas de bebidas alcoólicas foram proibidas por um mês.

Ainda assim, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) caiu apenas 0,8%, declínio mais brando do que a previsão média de queda de 9,3%, segundo pesquisa compilada pela empresa.

A empresa disse que a incerteza e a volatilidade do mercado significam que não pagaria dividendos intermediários este ano, após um pagamento de 0,80 euro por ação em 2019.

No início deste ano, também reduziu pela metade o dividendo final de 2019 para 0,50 euro.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações