Dasa diz que benefícios do Novo Mercado não condizem com custos

Reuters

Publicado 24.07.2015 13:58

Dasa diz que benefícios do Novo Mercado não condizem com custos

SÃO PAULO (Reuters) - A companhia de diagnósticos médicos Dasa defendeu sua decisão de sair do Novo Mercado da BM&FBovespa (SA:BVMF3), alegando que as regras e custos não condizem com os benefícios obtidos pela empresa do segmento de negociação.

Em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e divulgado nesta sexta-feira, a Dasa disse que a decisão de sair do Novo Mercado com uma oferta de aquisição de ações (OPA) é "do melhor interesse" da empresa e seus acionistas. A resposta da Dasa atende questionamento da CVM em julho sobre a operação.

A empresa disse que a saída do segmento representará maior flexibilidade na sua estrutura de capital, economia de custos administrativos e desoneração de regras de governança corporativa que, segundo a empresa, "não mais condizem com as vantagens aferidas pela listagem no Novo Mercado".

Para a Dasa, a deslistagem não prejudica a capacidade da companhia de se financiar ou acessar o mercado de capitais e de crédito em geral, e não prejudica o valor da companhia e a liquidez de suas ações, que mais dependem da "capacidade desta de gerar valor adicional para seus acionistas".

Entre os benefícios apontados para a saída, a Dasa apontou maior flexibilização em relação às regras de percentual mínimo de ações em circulação (25 por cento). A empresa pretende migrar para o segmento tradicional em que tal regra não existe.

"Acreditamos que a companhia poderia oportunamente se valer da emissão de diferentes tipos de valores mobiliários, incluindo diferentes classes de ações preferenciais (...) como forma de se financiar sem aumentar seu endividamento", disse a Dasa. Essa flexibilização não é permitida pelo Novo Mercado.

A Dasa disse também que o preço da OPA é aproximadamente 7,1 por cento superior ao preço de fechamento das ações em 24 de abril e 5 por cento superior à média ponderada do preço das ações nos 90 dias anteriores a essa data.

Procurada, a BM&FBovespa disse ter anunciado recentemente um cronograma para aprimoramento dos segmentos especiais de listagem -- Bovespa Mais, Bovespa Mais Nível 2, Novo Mercado, Nível 2 e Nível 1.

"A proposta inclui retomada do mapeamento de melhores práticas, além de audiência pública, programada para o primeiro semestre de 2016, e audiência restrita com companhias dos segmentos especiais para o segundo semestre", disse a bolsa.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

(Por Luciana Bruno)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações