Deputados articulam criação de CPI para investigar Enel e Light

Poder360

Publicado 22.11.2023 13:06

Atualizado 22.11.2023 13:40

Deputados articulam criação de CPI para investigar Enel e Light

Deputados estão articulando a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a atuação e eventuais falhas das distribuidoras de energia Enel (BIT:ENEI) e Light (BVMF:LIGT3). A 1ª detém concessões em São Paulo e em regiões do Rio de Janeiro. A 2ª fornece eletricidade no Rio, com foco na capital carioca.

O requerimento para a instalação de CPI foi apresentado por congressistas da oposição. É assinado pelos deputados Antônio Carlos Rodrigues (PL-SP), Altineu Côrtes (PL-RJ) e Carlos Jordy (PL-RJ). Neste momento, a proposta busca assinaturas. Aliados ao governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já sinalizaram que pretendem assinar, como o deputado Ivan Valente (Psol-SP).

BLACK FRIDAY Antecipada: Tenha mais desconto no plano bianual com cupom “investirmelhor”

O requerimento diz que a CPI seria destinada a “investigar as falhas na prestação de serviço realizada pelas concessionárias de energia elétrica nos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro e apurar a responsabilidade das empresas e dos seus respectivos gestores desde a assinatura dos contratos de concessão”.

A criação da CPI tem apoio de integrantes das comissões de Minas e Energia e de Defesa do Consumidor. Nesta 4ª feira (22.nov.2023), os 2 colegiados fariam uma audiência pública para discutir o apagão registrado em São Paulo em 3 de novembro. A ocorrência após uma tempestade deixou 4,2 milhões de imóveis sem energia elétrica, alguns deles por quase 7 dias.

No entanto, o presidente da Enel Brasil, Nicola Cotugno, não compareceu à sessão. Embora se trate de convite, no qual o comparecimento não é obrigatório, os deputados consideraram um desrespeito a ausência do CEO. Nos bastidores, o gesto já é visto como um impulsiono à coleta de assinaturas para a CPI.

A realização da audiência pública foi adiada. A expectativa é que a nova sessão seja marcada para a próxima semana.

O presidente da Comissão de Minas e Energia, Rodrigo de Castro (União-MG), afirmou que caso o CEO da Enel Brasil não atenda ao novo convite, a Casa poderá acionar outros mecanismos que obriguem o comparecimento e pressionem a distribuidora. Citou a articulação em prol de uma PFC (Proposta de Fiscalização e Controle). Disse que a CPI também é uma possibilidade.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Leia mais em Poder360

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações