Dividendos: Barsi explica 'caminho das pedras' para uma estratégia eficaz

Investing.com  |  Autor Marianne Paim

Publicado 28.06.2023 21:18

Investing.com - Conhecido pela estratégia de buscar dividendos de ações, Luiz Barsi acredita que ter foco é um fator importante para fazer para ter uma carteira previdenciária eficaz. O investidor, um dos maiores do Brasil, falou sobre estratégia de investimentos nesta quarta-feira (28) em evento do BTG Pactual (BVMF:BPAC11).

"Tudo é questão de você desenvolver um foco, o meu era ter uma carteira previdenciária mensal. Mas para isso eu preciso estabelecer uma prioridade e foco. Isso é prioridade. Se eu quero uma carteira, por quê eu iria vender? A partir daí, eu passei a administrar os meus ganhos. A prioridade me ajudou a controlar e acalmar os egos.[...] Por exemplo, se eu posso ter um veículo que me leva e me traga com conforto, por que eu tenho que depositar meu dinheiro para a Mercedes-Benz? O ego faz com que a pessoa entre em um buraco. Eu não quero ser um patrocinador e, sim, ter a minha carteira. Isso não é uma neurose eé uma postura e com ela eu alcanço meu objetivo", explica Barsi.

Pioneiro na estratégia de dividendos, Barsi aplica a estratégia de renda mensal passiva desde a década de 70, quando iniciou um trabalho de "análise profunda" de empresas que apresentavam resultados eficientes na época. De acordo com o investidor, a estratégia não mudou, mas quem ensina diariamente os próximos passos é o próprio mercado -- o que, segundo ele, ajudou a apostar suas fichas na Klabin (BVMF:KLBN11).

"O que mudaram foram os valores. Na ocasião, nós tínhamos recursos menores que vieram dos dividendos. Existe também um aprendizado do mercado. Nós concentramos nosso direcionamento e buscas por oportunidades sempre no mercado e ele nos ensina coisas incríveis que ninguém quer escutar. Klabin me ensinou que dividendo você ganha por quantidade possuída e não por valor aplicado, o mercado me ensinou isso e eu aplico no projeto", reforça o investidor.

LEIA MAIS: Surpresa positiva? O que pode potencializar o Ibovespa, segundo Mansueto Almeida

A filha de Barsi, Louise, também segue os passos do pai na estratégia de busca por proventos. Para ela, muitas das dificuldades de investidores em atingir seus objetivos se deve à falta de preparo adequado. "O primeiro deles é a falta de conhecimento básico de finanças pessoais e o segundo desafio é o mental. E ele tem que passar por diversas 'tentações'. Quando você está na bolsa você escolhe de quem você quer ser sócio e é o que procuramos: boas ações de boas empresas e que pagam bons dividendos e estas situações são atemporais e no Brasil há muitas oportunidades. [...] Ser (BVMF:SEER3) acionista existe também não só momentos que você recebe dividendos, mas momentos que você tem que contribuir com a empresa. Uma relação de parceria que você tem que desenvolver, por isso raramente a gente faz venda. É sempre pensando em qual empresa eu vou me tornar mais sócia", afirma a analista.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Louise também acredita que, dado o cenário de investimentos no país, é preciso ter estratégia para lidar com os obstáculos atuais e chegar ao objetivo no longo prazo. "Hoje, existem influenciadores e um acesso a informações de maneira rápida e, obviamente, para você descobrir o seu perfil de investidor, demanda de prioridade, disciplina e paciência. O que nós fizemos com este projeto de 1970 foi adequá-lo para atual realidade para conscientizar o cidadão brasileiro de que ele precisa usar a renda fixa para tentar manter o seu poder de compra no curto prazo, manter uma reserva de emergência e uma reserva de oportunidade para manter aportes constantes para contribuir para sua previdência", completa.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações