Dólar está perto de fechar seu melhor ano desde 2015

Reuters

Publicado 31.12.2021 14:56

Por John McCrank

NOVA YORK (Reuters) - O índice do dólar caía nesta sexta-feira, mas deve terminar 2021 com ganho de quase 7%, com investidores apostando que o Federal Reserve dos Estados Unidos elevará as taxas mais cedo do que outras grandes economias em meio ao aumento repentino da inflação na esteira de iniciativas de estímulo Covid-19.

O índice do dólar, que mede o dólar norte-americano contra seis principais rivais, caiu 0,289%, para 95,729.

Perto de seu melhor ano desde 2015, o dólar tem sido apoiado por uma economia dos EUA em melhora e inflação persistente que levou a uma virada hawkish do Fed, que agora deve começar a aumentar as taxas de juros já em março.

O melhor desempenho das principais moedas em relação ao dólar em 2021 foi o dólar canadense, que ficou praticamente estável no ano, ajudado pela expectativa de que o Banco do Canadá comece a apertar sua política monetária já em janeiro.

O pior desempenho em relação ao dólar norte-americano foi o iene japonês, que caiu cerca de 10% este ano.

O euro, que tem o maior peso no índice do dólar, caiu um pouco mais de 7% em 2021, com o Banco Central Europeu (BCE) "aderindo a configurações de política monetária ultra-dovish, enquanto o Fed acelera sua redução e parece para caminhadas ", disseram analistas do Scotiabank em nota aos clientes.

"Vemos o enfraquecimento contínuo da moeda compartilhada no próximo ano para a marca de 1,10 e provavelmente além, já que os ventos contrários permanecem firmes, onde apenas a chance (improvável) de que o BCE aumente no final de 2022/início de 2023 possivelmente fornecendo algum suporte", disseram.

O euro caiu cerca de 6% no ano em relação à libra esterlina, com o alívio das preocupações na Grã-Bretanha sobre o impacto econômico da pandemia, com analistas esperando mais aumentos das taxas do Banco da Inglaterra em 2022.

Enquanto a libra esterlina atingiu seu nível mais alto em relação ao euro desde fevereiro de 2020, caiu um pouco mais de 1% em relação ao dólar no ano.

A maior perda do ano, embora não seja considerada uma moeda importante, foi a lira turca, que caiu cerca de 44% ante o dólar, em seu pior ano em duas décadas, prejudicada pela alta da inflação e pela política monetária heterodoxa do governo turco.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações