Dólar recua ante divisas principais, com dados, Fed e covid-19 no radar

Estadão Conteúdo

Publicado 03.09.2020 15:16

Atualizado 03.09.2020 18:40

Dólar recua ante divisas principais, com dados, Fed e covid-19 no radar

O dólar caiu ante outras moedas principais nesta quinta-feira, 3, sem muito impulso após ganhos recentes. Em dia de fortes perdas nos mercados acionários de Nova York, investidores monitoraram indicadores, declarações de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) e a pandemia da covid-19 e seus riscos para a atividade.

No fim da tarde em Nova York, o dólar caía a 106,15 ienes, o euro avançava a US$ 1,1855 e a libra tinha baixa a US$ 1,3275. O índice DXY, que mede a divisa americana em relação a uma cesta de outras moedas fortes, caiu 0,12%, a 92,739 pontos.

O DXY vinha de duas sessões de ganhos e oscilou entre ganhos e perdas boa parte do dia de hoje. Hoje, a Western Union afirmou que a moeda americana era pressionada pela queda nos juros reais, após o ajuste na política monetária do Fed. Segundo a BK Asset Management, a correção nas ações em Nova York amparou cautela no mercado cambial, com o dólar em queda frente ao iene e o franco suíço, por exemplo. Na agenda de indicadores, houve dados mistos nos EUA hoje e a Capital Economics apontou que o fim do auxílio extra a desempregados já pesa na demanda.

Entre os dirigentes do BC, Charles Evans, presidente da distrital de Chicago, ressaltou hoje a importância de mais estímulos fiscais, no quadro ainda delicado para a economia dos EUA, e comentou que pode ser necessário impor novas restrições para conter a covid-19, em alguns casos. Em Washington, continua o impasse pela aprovação de mais um pacote fiscal, com troca de acusações entre governo e oposição. O presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, enfatizou que a recuperação segue desigual nos EUA, entre setores e regiões.

Já o euro terminou em alta, mas caiu em parte do dia, após dados fracos do varejo da zona do euro e depois de o Financial Times publicar que o Banco Central Europeu (BCE) mostraria preocupação com a força da divisa comum.

Ante moedas emergentes, o dólar avançou em relação à lira turca, que atingiu mínima histórica hoje após dados de inflação na Turquia, que segue em nível elevado. No fim da tarde, o dólar avançava a 7,4386 liras, de 7,3829 liras no fim da tarde de ontem.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações