Dow Jones fecha abaixo de 30 mil pontos sob dúvidas de Fed evitar recessão

Investing.com

Publicado 16.06.2022 17:24

Atualizado 16.06.2022 17:51

Por Yasin Ebrahim

Investing.com - O índice Dow Jones fechou abaixo de um marco importante na quinta-feira, na mínima de mais de um ano, com o aumento da taxa de juros pelo Fed rapidamente desaparecendo com as preocupações de que evitar uma recessão provavelmente esteja fora de alcance.

O Dow Jones Industrial Average caiu 2,4%, ou 741 pontos, ficando abaixo de 30.000, o Nasdaq caiu 4,1% e o S&P 500 caiu 3,2%. O EWZ, ETF que mede o desempenho das principais ações brasileiras em Wall Street, também foi afetado pela aversão a risco e caiu 4,43% em dia de mercados fechados no Brasil. Já as ADRs da Petrobras (NYSE:PBR) recuaram 5,33% e as ADRs da Vale (NYSE:VALE) retraíram 4,55%.

Os investidores parecem estar se preparando para uma crescente possibilidade de recessão devido a preocupações de que o Federal Reserve se torne ainda mais agressivo porque a inflação permanecerá elevada por mais tempo do que o banco central espera atualmente.

CONFIRA: Projeção da taxa de juros do Fed nas próximas reuniões

"O resultado é que o Fed ainda acredita que a inflação básica é em grande parte temporária", disse Morgan Stanley, apontando para a previsão do Fed de que a inflação básica atinja um pico de 4,3% este ano e, eventualmente, caia para menos de 3% no próximo ano. .

Mas com a inflação atualmente em 8,6% e a expectativa dos traders de “fixings”, ou instrumentos semelhantes a derivativos, permanecer acima de 8% no ano, o Fed pode ser forçado a aumentar as taxas para uma taxa terminal, ou pico de 4,5% para 5%, mais do que a previsão atual do banco central de 3,5% a 4%.

Apesar da queda nos rendimentos do Tesouro após a decisão do Fed, o Morgan Stanley disse acreditar que a curva de juros em breve retomará o achatamento e a inversão - um aviso importante de recessão - à medida que os mercados "se movem em direção a uma taxa terminal mais alta".

A tecnologia e o consumo discricionário, as áreas de crescimento do mercado, devolveram seus ganhos em relação ao dia anterior, com este último liderado por uma queda nas ações do consumidor devido a preocupações com uma desaceleração induzida pelo Fed, levando a economia à recessão.

Royal Caribbean Cruises (NYSE:RCL), Norwegian Cruise Line (NYSE:NCLH), Carnival Corporation (NYSE:CCL) estiveram entre os maiores declínios, enquanto a Tesla (NASDAQ:TSLA) caiu 10% para aumentar a pressão no setor.

Enquanto isso, a grande tecnologia também foi evitada, com Meta (NASDAQ:META), Apple (NASDAQ:AAPL) e Amazon (NASDAQ:AMZN) caindo mais do que 4%.

A KLA-Tencor Corporation (NASDAQ:KLAC) desistiu de ganhos anteriores para adicionar mais pressão sobre os estoques de chips, mesmo quando reiterou sua orientação para o trimestre atual e anunciou um novo programa de recompra de ações de US$ 6 bilhões.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Os dados econômicos de quarta-feira exacerbaram os temores da desaceleração. O mercado imobiliário continua perdendo força, pois os dados mostraram que o início da construção, medida da construção de casas nos EUA, caiu para uma mínima de 13 meses, com as taxas de hipoteca subindo.

As ações de construtoras reagiram rapidamente aos dados. Toll Brothers (NYSE:TOL), Lennar (NYSE:LEN), PulteGroup (NYSE:PHM), caíram mais de 6%.

Com o plano de redução de saldo do Fed em andamento, que “inclui [venda] títulos lastreados em hipotecas”, […] a habitação continua sendo o canário proverbial na mina de carvão; sua música está ficando mais suave”, disse Yelena Maleyev, economista da Grant Thornton, em nota.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações