Dow tem resultado acima do esperado no 3º tri, mas planeja US$1 bi em corte de custo

Reuters

Publicado 20.10.2022 16:01

Atualizado 20.10.2022 17:05

Por Ruhi Soni

BENGALURU, Índia (Reuters) - A gigante da química Dow Inc divulgou nesta quinta-feira lucro melhor que o previsto para o terceiro trimestre e revelou planos para cortar 1 bilhão de dólares em custos no próximo ano para compensar alta de preços de energia na Europa e recessão, elevando ações do grupo norte-americano.

A empresa, entretanto, divulgou expectativa de que a receita do atual trimestre ficará abaixo do previsto por Wall Street e um impacto de 400 milhões de dólares no lucro operacional gerado por pressões inflacionárias nos custos.

"Antecipamos que os mercados globais de energia continuarão voláteis em resposta à dinâmica geopolítica bem como diante do clima no hemisfério norte, e continuamos esperando menor gasto dos consumidores, principalmente na Europa", disse o vice-presidente financeiro da Dow, Howard Ungerleider.

Do lado positivo, a Dow espera que os preços de polietileno estabilizem no atual trimestre e prevê demanda mais alta no fim do ano puxada por produtos de cuidado pessoal.

As medidas de cortes de custos incluem paralisação de instalações em crackers, mudança de produção para polímeros de margem maior e melhoria nas cadeias de suprimentos no Golfo da Costa do México.

A companhia cortou a previsão de investimento em 2022 de 2,1 bilhões para 1,9 bilhão de dólares.