Droga experimental para obesidade da Novo Nordisk é mais eficaz que o Wegovy em teste inicial

Reuters

Publicado 07.03.2024 10:13

Por Jacob Gronholt-Pedersen e Maggie Fick

COPENHAGUE (Reuters) - A farmacêutica Novo Nordisk (CSE:NOVOb) anunciou nesta quinta-feira que dados dos primeiros testes do medicamento experimental para obesidade, amicretina, mostraram uma maior perda de peso em comparação com o popular medicamento da companhia Wegovy, fazendo com que suas ações atingissem patamares recordes.

Um estudo de Fase I da versão em pílula da amicretina mostrou que os participantes perderam 13,1% de seu peso após 12 semanas, disse a empresa em uma reunião com investidores. Isso se compara a uma perda de peso de cerca de 6% após 12 semanas do Wegovy, o medicamento contra a obesidade da Novo Nordisk.

Investidores receberam bem a notícia, indicando que a Novo tem mais produtos em sua linha além do Wegovy, que é um sucesso de vendas. As ações da companhia dispararam desde o lançamento das injeções semanais nos Estados Unidos em 2021 e agora a companhia é a empresa listada mais valiosa da Europa, à frente da LVMH.

"A Novo deixou claro que a molécula de amicretina provavelmente formará a base do pipeline de rápido crescimento da empresa", disse o analista do Guggenheim Seamus Fernandez.

As ações da Novo subiram 5,1%, atingindo um pico recorde após o anúncio. As ações acumulam valorização de mais de três vezes desde junho de 2021, quando a empresa lançou o Wegovy nos EUA.

Quase metade da avaliação atual da Novo é baseada no pipeline de novos medicamentos experimentais da empresa, como a amicretina, de acordo com cálculos de analistas do Berenberg na semana passada.

O Wegovy, que apresentou um resultado de perda geral de peso de 15% após 68 semanas, pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como agonistas de GLP-1, originalmente projetados para tratar o diabetes tipo 2, que demonstraram reduzir o desejo por comida e esvaziar o estômago mais lentamente.

Após o sucesso desses medicamentos, as empresas estão trabalhando em outras terapias promissoras para perda de peso, como a amicretina, que tem como alvo um hormônio chamado amilina no pâncreas que afeta a fome.

O Wegovy foi o primeiro de um novo grupo de medicamentos altamente eficazes para perda de peso a ser lançado. A Novo e a Eli Lilly são, até o momento, as líderes no mercado de medicamentos para obesidade, cuja previsão dos analistas é de que valha 100 bilhões de dólares até 2030.

DOENÇA CARDÍACA

O presidente-executivo da Novo Nordisky, Lars Fruergaard Jorgensen, também anunciou que a empresa estava expandindo seu foco em diabetes e terapias de perda de peso para incluir tratamentos de doenças cardiovasculares.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A mudança foi feita depois que a farmacêutica disse, em agosto passado, que um grande estudo havia demonstrado que o Wegovy também tinha um claro benefício cardiovascular, impulsionando os esforços da empresa para levar o Wegovy além de sua imagem de medicamento para estilo de vida.

"Qualquer empresa que esteja tão fortemente exposta a uma área terapêutica precisa tentar desenvolver outros pilares para se apoiar", disse Wolfgang Lickl, gerente de portfólio da KB-Vermögensverwaltung. "O sucesso absoluto em diabetes e obesidade tornará isso difícil, mas o campo cardiovascular faz sentido por causa das muitas sinergias", disse ele.

Após o estudo de agosto, a Novo vem tentando convencer as seguradoras de planos de saúde sobre os benefícios de longo prazo do Wegovy e que eles são suficientes para reduzir a carga geral sobre os sistemas de saúde e o custo do tratamento de doenças cardíacas em pessoas com sobrepeso e obesidade.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações