EDP Brasil cai mais de 1% após divulgação da prévia operacional do 4o trimestre

Investing.com

Publicado 22.01.2020 14:19

EDP Brasil cai mais de 1% após divulgação da prévia operacional do quarto trimestre

Por Gabriel Codas

Investing.com - As ações da EDP Brasil operam com queda na tarde desta quarta-feira. Na noite de ontem, a distribuidora divulgou os resultados referentes ao quarto trimestre e ao ano de 2019. Os números mostram para um crescimento de 1,7% e 2,3%, respectivamente no que diz respeito à distribuição.

Assim, por volta das 14h25, a desvalorização da ENBR3 era de 1,44% a R$ 22,55.

O resultado apresentado mostra que, apesar da contração no segmento industrial, o avanço foi importante pela estabilidade da economia com inflação e juros baixos. Além disso, o período teve um maior número de dias vendidos e condições climáticas favoráveis.

No estado de São Paulo, foi registrado um aumento no volume de energia distribuída, de 2,7% no trimestre, alavancado por esses três setores de maior contribuição. Já o resultado anual também foi positivo, com avanço de 1,6%.

Apesar disso, no Espírito Santo, o trimestral foi estável, com contribuições positivas nos setores residencial, comercial e rural, balanceados pelo resultado negativo para a classe industrial. Assim como em São Paulo, o resultado anual também foi positivo, com avanço de 3,5%.

De acordo com o comunicado divulgado na terça-feira, a alta registrada se deve às estratégias da companhia, de gestão integrada de portfólio da geração e da comercialização. Com isso, foi possível o aumento de acordos bilaterais com a comercializadora, estratégia de sazonalização, hedge e gestão de caixa.

Na parte de geração térmica, a EDP apresentou disponibilidade média da usina de 95,2%, acima da Disponibilidade de Referência de 83,75%. Já os resultados da comercialização foram negativos, com queda de 5,4% no trimestre e 22,1% no ano.

A XP Investimentos viu o resultado operacional como positivo para a empresa, dado que reflete a natureza cíclica do negócio de distribuição de energia, ao qual a EDP tem exposição nos estados de São Paulo e Espírito Santo. Para os analistas, a estratégia de alocação sazonal de geração e comercialização de energia foi positiva. Eles mantiveram a recomendação de compra para EDP com preço-alvo de R$26 por ação.

Aval do Cade

A EDP Grid, unidade da elétrica EDP Brasil, recebeu autorização do órgão brasileiro de defesa da concorrência para a aquisição ativos de geração distribuída da Léros Geradora. A operação foi aprovada sem restrições pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), de acordo com despacho publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O negócio envolve quatro sistemas de geração distribuída ainda não operacionais na cidade de Taubaté, em São Paulo, segundo parecer do Cade, que não informa a capacidade das instalações.

A compra dos ativos da Leros foi apontada como "uma oportunidade para o Grupo EDP desenvolver novos projetos de geração fotovoltaica no Brasil, expandindo o seu parque de geração renovável e atraindo novos clientes", mostraram documentos entregues ao Cade, sem citar valores da transação.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações