EDP Brasil fará baixa contábil de R$1,2 bi relacionada à térmica de Pecém

Reuters

Publicado 26.01.2023 19:39

(Reuters) - A EDP Brasil (BVMF:ENBR3), da portuguesa EDP, fará uma baixa contábil de 1,2 bilhão de reais relacionada à sua usina termelétrica de Pecém após uma reavaliação do ativo diante do cancelamento de leilão de reserva de capacidade previsto para 2022, no qual a companhia planejava renovar contratos do empreendimento.

"Diante do cancelamento do leilão e, consequentemente, da perda da janela mais adequada para a renovação dos contratos de Pecém, a companhia reconheceu, neste momento, a imparidade", disse a EDP, em comunicado ao mercado nesta quinta-feira.

"Apesar deste fato, a EDP ressalta que não haverá impactos em sua geração de caixa prevista até julho de 2027, no pagamento das dívidas ou obrigações financeiras, no atendimento da política de dividendos."

A empresa destacou ainda que 2022 foi o primeiro ano em que a usina poderia participar desse leilão e que, por isso, considerou estas premissas no teste de imparidade.

"Vários cenários foram analisados, dentre os quais a probabilidade de haver ou não novos leilões e seus respectivos impactos", disse a EDP.

Localizada no Ceará, a usina tem capacidade instalada de 720 MW e dá suporte ao sistema elétrico do Nordeste através de contratos de disponibilidade, a qual atingiu 98% em 2022, o maior índice desde a sua entrada em operação.

Adicionalmente, o Ebitda nos primeiros nove meses de 2022 atingiu 446 milhões de reais, indicadores estes que refletem o ótimo desempenho operacional e financeiro de Pecém, segundo a companhia.

A EDP frisou que continuará trabalhando ativamente para que novas oportunidades sejam criadas para a renovação dos contratos de Pecém, a fim de que a usina possa continuar a atuar em prol da segurança do sistema elétrico brasileiro e de seus consumidores.

 

(Por Marta Nogueira no Rio de Janeiro, e Letícia Fucuchima em São Paulo)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações