Em dia volátil, taxas curta e intermediária de juros caem; longas ficam estáveis

Estadão Conteúdo

Publicado 17.05.2022 14:58

Atualizado 17.05.2022 18:19

Em dia volátil, taxas curta e intermediária de juros caem; longas ficam estáveis

Os juros futuros fecharam a terça-feira em queda nos contratos de curto e médio prazos e estáveis na ponta longa. O desenho final não refletiu o que foi a sessão, com volatilidade e várias trocas de sinais, e o mercado em busca de um vetor mais forte para operar, apesar da queda do dólar abaixo da marca de R$ 5 e da retomada do apetite pelo risco no exterior.

De forma geral, a curva resistiu em acompanhar a recuperação nos demais ativos na esteira da redução no risco de recessão global. Percepção de melhora no cenário de covid na China, indicadores positivos da atividade nos Estados Unidos e o PIB da zona do euro levemente acima do esperado deixaram os players menos pessimistas sobre a atividade mundial, mas, ao mesmo tempo há percepção de que o desafio dos bancos centrais no combate à inflação pode ser maior. Nesse contexto, as commodities agrícolas e metálicas avançaram, mas o petróleo inverteu a alta e fechou em baixa. Os juros dos Treasuries avançaram.

Em dia de volume mais fraco, a taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2023 fechou a etapa regular em 13,36%, de 13,395% no ajuste anterior, e a do DI para janeiro de 2024 caiu de 13,071% para 13,00%. A do DI para janeiro de 2025 encerrou a 12,41%, de 12,465%, e do DI para janeiro de 2027 ficou estável em 12,19%.

Depois das declarações do diretor de Política Monetária, Bruno Serra, na segunda-feira, terem engordado os prêmios, havia espaço para um ajuste de baixa nos DIs e isso até ocorreu no começo da sessão com a ajuda do IGP-10, que desacelerou fortemente em maio, a 0,10%, de 2,48% em abril. O resultado ficou bem abaixo da mediana das estimativas, de 0,22%. No exterior, o clima de apetite ao risco também ajudava na correção, mas no fim da manhã a trajetória ficou mais confusa, comprometida ainda pelos ajustes relacionados ao leilão do NTN-B.

O estrategista-chefe do Banco Mizuho (NYSE:MFG), Luciano Rostagno, explica que a menor aversão lá fora, em tese, resultaria num movimento mais firme de devolução de prêmios da curva, até porque o dólar caiu mais de 2%, mas ao mesmo tempo os eventos do dia indicam que o desafio dos bancos centrais pode ser maior no tocante ao combate à inflação. "O alívio das restrições na China sugere desaceleração menor, o que somado aos indicadores norte-americanos, reduzem o risco de recessão, mas também a inflação pode surpreender", disse.

À tarde, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, reiterou que o Fed vai continuar apertando sua política monetária até ver sinais claros de arrefecimento dos preços, e avaliou que a economia norte-americana tem condições de passar pelo processo sem tantos choques.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Na gestão da dívida, o Tesouro fez nesta terça leilão de NTN-B, praticamente mantendo o volume na casa de 1,1 milhão das semanas anteriores e risco menor para o mercado. Mas, da oferta de 1,150 títulos, vendeu 955.600 papéis, com a maioria das taxas dentro do consenso, segundo a Necton Investimentos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações