Em meio a esforços para reviver status de centro financeiro, Hong Kong vende “vantagem da China” a bancos globais

Reuters

Publicado 02.11.2022 12:33

Por Selena Li e Kane Wu e Xie Yu

HONG KONG (Reuters) - Autoridades chinesas e de Hong Kong promoveram nesta quarta-feira a conexão da cidade com a segunda maior economia do mundo, à medida que buscam restaurar sua reputação como centro financeiro global após anos de medidas duras contra a Covid-19 que castigaram sua posição.

O status de Hong Kong como um importante centro financeiro foi afetado por rígidas restrições contra o vírus, protestos contra o governo em 2019 e a imposição da China de uma lei de segurança nacional abrangente na cidade um ano depois.

A conferência internacional de negócios nesta quarta-feira foi o maior evento corporativo em Hong Kong desde que a cidade fechou suas fronteiras para combater a pandemia em 2020. Essas medidas atingiram gravemente a economia e têm resultado em uma fuga de talentos.

"Hong Kong continua sendo o único lugar no mundo onde a vantagem global e a vantagem da China se unem em uma única cidade", disse o chefe do executivo de Hong Kong, John Lee, a cerca de 250 participantes na Cúpula de Investimentos de Líderes Financeiros Globais, organizada pelo banco central de-facto da cidade, a Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA).

"Essa convergência única torna Hong Kong a conexão insubstituível entre o continente e o resto do mundo."

Alguns dos maiores chefes de bancos do mundo, incluindo David Solomon, do Goldman Sachs (NYSE:GS) e James Gorman, do Morgan Stanley (NYSE:MS), estão em Hong Kong pela primeira vez em quase três anos para a cúpula.

Para as companhias financeiras estrangeiras que operam na China e em Hong Kong, a cúpula ocorre enquanto elas enfrentam as crescentes tensões entre os Estados Unidos e a China, que também têm colocado a ex-colônia britânica na mira.

(Reportagem de Selena Li, Kane Wu, Xie Yu, Summer Zhen em Hong Kong e Samuel Shen em Xangai)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações