Emissão de boletos da Gafisa é bloqueado em disputa por recebíveis de CRI

Investing.com  |  Autor 

Publicado 08.02.2019 16:24

Securitizadora bloqueia emissão de boletos da Gafisa em disputa por recebíveis de CRI

Arena do Pavini - A Polo Securitizadora conseguiu no Tribunal de Justiça de São Paulo ontem duas liminares determinando que a Gafisa (SA:GFSA3) interrompa a emissão de boletos bancários para clientes em favor da construtora e faça a restituição do dinheiro que teria sido recebido indevidamente. O pedido da Polo foi feito depois que a Gafisa começou, em janeiro, a receber os créditos que havia vendido para a securitizadora e que foram usados na emissão de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), depois vendidos a investidores do mercado. A Gafisa estaria emitindo os boletos destinando o dinheiro do pagamento para ela, e não para a securitizadora, alegando que o contrato de cessão de recebíveis havia sido desfeito. O juiz do caso deu prazo de 48 horas para a Gafisa informar os clientes que a credora dos boletos é a Polo Securitizadora, sob pena de multa de R$ 10 mil por boleto emitido. Foi determinado ainda o arresto de R$ 1,734 bilhão que teriam sido recebidos indevidamente e que devem ser devolvidos para a Polo.

A notícia é ruim para a Gafisa, avalia a corretora Guide Investimentos, lembrando que a construtora passou a ser controlada pela gestora de recursos GWI, que assumiu com uma proposta agressiva de reestruturação da companhia, trocando todos seus executivos, e defendendo melhorar as estruturas administrativas e reduzir custos operacionais. Mas, para a Guide, as mudanças recentes têm criado incertezas e influenciando negativamente os papéis da empresa, que sofre ainda com o fraco desempenho operacional em meio à queda de lançamentos, com distratos ainda altos e maiores descontos nas unidades em estoque. A empresa apresenta ainda despesas altas e um elevado endividamento.

A ação ordinária (ON) da Gafisa está em queda de 1,31% na Bovespa, enquanto o Índice Bovespa sobe 0,31%, para 94.694 pontos.

Por Arena do Pavini

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações