Empresa de software alemã SUSE vai fechar capital após acordo

Reuters

Publicado 18.08.2023 11:42

(Reuters) - A empresa de private equity EQT planeja fechar o capital da produtora europeia de software SUSE, em um acordo de aquisição a ser financiado por um dividendo extraordinário.

A SUSE, com sede agora em Luxemburgo, é uma empresa de software empresarial cujo sistema de código aberto ajuda na execução de aplicativos em servidores, computadores mainframe e nos limites das redes.

A EQT, que detém cerca de 79% da SUSE, oferecerá aos acionistas 16 euros por ação, um prêmio de quase 67% em relação ao preço de fechamento na quinta-feira, avaliando a empresa em 2,72 bilhões de euros.

A oferta é uma redução significativa em relação ao preço do IPO, de 30 euros, em maio de 2021.

As ações da SUSE subiram quase 60% no início do pregão de Frankfurt nesta sexta-feira.

"Nossa decisão amadureceu nos últimos meses", disse o sócio da EQT, Johannes Reichel, à Reuters.

A holding da EQT disse em um comunicado na noite de quinta-feira que sua decisão de fechar o capital da SUSE seguiu desafios de execução e várias mudanças nos últimos 12 meses. O grupo disse que isso foi agravado pela baixa liquidez das ações da empresa, que impactou o desempenho operacional e a avaliação de mercado da companhia.

A EQT financiará a aquisição por meio de um dividendo provisório a ser emitido pela SUSE, que por sua vez será financiado com dinheiro em caixa e até 500 milhões de euros em empréstimos.