Empresas chinesas negociam em queda com novas regras para frear IPOs offshore

Investing.com

Publicado 27.12.2021 09:40

Atualizado 27.12.2021 16:38

Por Dhirendra Tripathi

Investing.com – As ADRs e as ações de empresas chinesas foram negociados em baixa no pregão desta segunda-feira (27), consequência de novas regras que a segunda maior economia do mundo está implantando a fim de frear novas listagens offshore em setores com restrições a investimentos estrangeiros.

Os ADRs da Didi Global (NYSE:DIDI) e da Alibaba (NYSE:BABA) (SA:BABA34) caíam respectivamente 4,02% e 1,05%. Tanto a Pinduoduo (NASDAQ:PDD) caía 1,25%, enquanto a Xpeng (NYSE:XPEV) se recuperava com ligeira alta de 0,28%. A Baidu (NASDAQ:BIDU) (SA:BIDU34) caía 0,24%. Os ADRs da Nio (NYSE:NIO) recuavam 0,92%. O Financial Times publicou que, além disso, a Didi Global prorrogou indefinidamente a data do seu bloqueio, impedindo que os funcionários vendam ações.

A medida tomada pelas autoridades chinesas destina-se fechar uma lacuna, há muito utilizada pela indústria da Internet do país, para levantar capital no exterior. Existe agora uma lista de setores que estão impedidos de obter investimentos estrangeiros e as empresas chinesas que operam nessas áreas terão de buscar uma isenção antes de proceder a vendas de ações, segundo a Reuters, citando uma declaração da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma e do Ministério do Comércio.

Os investidores estrangeiros nessas empresas seriam proibidos de participar na sua gestão e a sua participação total seria limitada a 30%, enquanto a participação de um único investidor seria limitada a 10%, de acordo com a lista que entra em vigor em 1º de janeiro.

Os reguladores chegaram à beira de proibir IPOs de empresas através da estrutura de Entidades de Interesse Variável (VIE), embora as novas regras devam tornar o processo mais difícil e dispendioso. A VIE permite que uma empresa chinesa transfira os lucros para uma entidade offshore - registada em locais como as Ilhas Cayman - com ações que os investidores estrangeiros podem então adquirir.

Os reguladores chineses têm se preocupado com o volume de dados sobre consumidores chineses que suas empresas listadas em bolsa possuem e que são obrigadas a compartilhar com as autoridades norte-americanas a fim de atender a legislação local.

 

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações