Empresas chinesas Nio e CATL se unem para desenvolver baterias com vida útil mais longa

Reuters

Publicado 14.03.2024 15:23

Por Sarah Wu e Eduardo Baptista

PEQUIM (Reuters) - A fabricante chinesa de veículos elétricos Nio assinou nesta quinta-feira um acordo de parceria com a gigante das baterias CATL para desenvolver baterias de vida útil mais longa como parte dos esforços para reduzir os custos dos veículos elétricos em geral.

A parceria vai alavancar as tecnologias de ambas as empresas que buscam reduzir os custos do chamado "ciclo de vida completo" das baterias -- fundamental para os custos operacionais das milhares de estações de troca e carregamento de baterias da Nio, disse William Li, fundador e presidente-executivo da Nio, a repórteres em Pequim.

"Um dos problemas mais importantes que, fundamentalmente, não foi resolvido nem atraiu muita atenção é a duração da bateria", disse Li.

"Esse não é apenas um problema que a Nio precisa resolver, mas um problema que todo o setor precisa trabalhar em conjunto para resolver."

Normalmente, as garantias cobrem as baterias de veículos elétricos por oito anos. Entre 2025 e 2032, cerca de 20 milhões de garantias de baterias de veículos elétricos na China expirarão, disse a Nio, apontando para a vida útil mais curta das baterias em comparação com os carros e a despesa de substituição dos pacotes de energia.