Engie Brasil foi conservadora em dividendos para focar em crescimento, diz CEO

Reuters

Publicado 03.08.2022 12:46

Atualizado 03.08.2022 13:26

SÃO PAULO (Reuters) - A Engie (BVMF:EGIE3) Brasil decidiu ser mais conservadora na distribuição de dividendos neste trimestre para garantir caixa para investimentos e oportunidades de crescimento, disse o CEO da elétrica, Eduardo Sattamini, nesta quarta-feira.

Em teleconferência de resultados, ele disse que a postura "conservadora" pode mudar até o fim deste ano, a depender da evolução dos projetos da empresa.

O conselho de administração da elétrica aprovou na terça-feira a distribuição de 578 milhões de reais sob a forma de dividendos intercalares (cerca de 0,708 real por ação), equivalente a 55% do lucro líquido distribuível do primeiro semestre de 2022. Geralmente, a companhia distribui 100% de seu lucro.

"Preferimos distribuir 55% para que a gente não tenha que, em algum momento, ter uma alavancagem elevada num momento de taxa de juros elevadas em função da inflação... Estamos crescendo, não queremos nos expor a tomar recursos a taxas elevadas", comentou.

O CEO ressaltou que, apesar dos planos de crescimento, a companhia não pretende sacrificar retornos dos projetos ou vender energia a preços que não considera razoáveis.

Entre os novos projetos da companhia, está o complexo eólico Serra do Assuruá, na Bahia, que tem potencial para atingir 882 megawatts (MW) de capacidade instalada. O empreendimento está em fase de desenvolvimento e terá sua energia vendida "em momento adequado".

"Não precisamos estar correndo para vender (energia) a preços baixos, influenciados pela boa hidrologia, vamos ter momentos mais adequados de venda num futuro próximo."

Já em transmissão de energia, a Engie mantém seu interesse em aumentar seu portfólio com novas concessões, principalmente através dos leilões, disse.

HIDRELÉTRICA DE JIRAU

Sattamini comentou ainda que a transferência da usina hidrelétrica de Jirau (RO) à Engie Brasil "muito provavelmente" será avaliada em 2023 pelo controlador, dada a perspectiva de que a concessão se torne "financeiramente equilibrada".

Segundo o executivo, em meados do próximo ano haverá uma redução significativa, da ordem de 30%, da tarifa de utilização da transmissão (TUST) do empreendimento.