Eni entra no maior projeto de GNL do mundo no Qatar

Investing.com

Publicado 20.06.2022 05:56

Atualizado 20.06.2022 13:34

Por Alessandro Albano

Investing.com - Boas compras na Eni SpA (BIT:ENI) após a assinatura do acordo de parceria neste fim de semana para a criação de uma nova Joint Venture com a QatarEnergy, que terá uma participação de 75% na Jv, enquanto o grupo italiano terá os 25% restantes.

A nova entidade, por sua vez, será proprietária de 12,5% de todo o projeto North Field East, que inclui 4 mega trens de GNL com capacidade combinada de liquefação de 32 milhões de toneladas/ano (MTPA).

O projeto NFE, lê-se na nota, “permitirá aumentar a capacidade de exportação de GNL do Qatar dos atuais 77 MTPA para 110 MTPA”, e com um investimento de 28,75 mil milhões de dólares, deverá entrar em produção até ao final de 2025. O projeto, a declaração continua, "vai empregar tecnologias e processos de ponta para minimizar a pegada de carbono geral, incluindo captura e armazenamento de CO2".

O acordo marca a conclusão de um processo competitivo que começou em 2019 e tem duração de 27 anos. Além disso, é um movimento estratégico para a Eni e para a Itália, pois reforça a presença do grupo no Médio Oriente e garante o acesso a um dos maiores produtores de gás a nível mundial, numa altura em que a Gazprom (MCX:GAZP) continua a reduzir os seus fornecimentos para a Itália e outros países europeus, aumentando significativamente os custos de aquisição de energia (ICE Dutch TTF Natural Gas Futures).

"Esta colaboração - especifica a Eni - representa também um passo significativo na estratégia de diversificação da empresa, que está a expandir o seu portefólio de fontes de energia mais limpas e fiáveis".

"Como recém-chegados a este projeto de GNL de importância global (NFE) - comentou o CEO Claudio Descalzi após a assinatura - sentimos o privilégio e a responsabilidade de ser um parceiro estratégico de referência para o Estado do Qatar".

Segundo o CEO da empresa do logo do cão de seis patas, o acordo é “um marco significativo para a Eni e enquadra-se no nosso objetivo de diversificação para fontes de energia mais limpas e fiáveis, em linha com a nossa estratégia de descarbonização”, e “contribuirá” positivamente para aumentar a segurança do abastecimento de gás em todo o mundo".

Publicado no Investing.com da Itália

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações