Equinor injeta US$3,7 bi em seu negócio de comercialização de energia

Reuters

Publicado 21.12.2022 11:39

Atualizado 21.12.2022 12:42

Por Stine Jacobsen

COPENHAGUE (Reuters) - A trading de energia Danske Commodities recebeu uma injeção de capital de 3,5 bilhões de euros (3,7 bilhões de dólares) da controladora Equinor para aumentar a liquidez e financiar o crescimento enquanto enfrenta mercados de energia altamente voláteis.

O aumento dos preços da energia e a extrema volatilidade do mercado forçaram várias concessionárias e comerciantes europeus a garantir fundos extras para cobrir os requisitos de chamada de margem.

"Quando os preços sobem, também aumenta o tamanho das chamadas de margem nas bolsas de energia", disse o chefe financeiro da Danske Commodities, Jakob Sorensen, em comunicado.

"Empresas comerciais... devem depositar garantias para cobrir possíveis flutuações de preço no período desde o fechamento do negócio até a entrega efetiva da energia."

A Danske Commodities, que registrou um aumento de seis vezes nos lucros operacionais em 2021 para níveis recordes, disse à Reuters que espera outro ano recorde para 2022 e pretende continuar a expandir seus negócios.

“Como tal, a injeção de capital destaca nossas ambições de crescimento, as sinergias que ganhamos por fazer parte da Equinor e nosso compromisso de contribuir para o funcionamento dos mercados de energia”, afirmou em um comentário.

O chefe de gás e energia da Equinor, Helge Haugane, que também preside a Danske Commodities, disse estar satisfeito com o desempenho da Danske.

"Estamos felizes em fazer esta injeção de capital para fortalecer ainda mais a posição da Danske Commodities em um ambiente de mercado que requer um alto grau de solidez e liquidez para funcionar, bem como para se preparar para o crescimento contínuo", disse ele no comunicado.