Equinor, Repsol e Petrobras investirão US$9 bi para desenvolver campo de gás BM-C-33

Reuters

Publicado 08.05.2023 08:47

OSLO (Reuters) - A Equinor (OL:EQNR) e seus parceiros Repsol (BME:REP) Sinopec (SS:600688) e Petrobras (BVMF:PETR4) decidiram investir cerca de 9 bilhões de dólares para desenvolver a descoberta de gás e condensado BM-C-33 no Brasil, informou a empresa norueguesa nesta segunda-feira.

Localizado no pré-sal da Bacia de Campos, o campo é operado pela Equinor e deve iniciar a produção em 2028.

O BM-C-33 compreende três descobertas de gás e óleo/condensado, Pão de Açúcar (BVMF:PCAR3), SEAT e Gávea, e a expectativa é de recuperação de reservas de óleo e gás acima de 1 bilhão de barris de óleo equivalente (boe).

"O gás exportado a partir do projeto pode representar 15% da demanda total de gás do Brasil no start-up", disse a Equinor em comunicado.

"Seu desenvolvimento também contribuirá para a segurança energética e o desenvolvimento econômico, possibilitando muitas novas oportunidades de trabalho localmente", acrescentou.

O projeto baseia-se na produção por poços conectados a um navio-plataforma FPSO, com capacidade para processar óleo/condensado e gás produzidos e especificá-los para a venda. O gás do campo offshore será injetado diretamente na rede nacional de gás por meio de um gasoduto submarino de 200 quilômetros na cidade de Macaé, no Rio de Janeiro.

A capacidade de processamento de óleo/condensado do FPSO será de 20.000 metros cúbicos por dia, e a capacidade de produção e exportação de gás será de 16 milhões de m3/dia, com vazão média de exportação de gás natural de cerca 14 milhões de m3/dia.

A Equinor detém uma participação de 35% no projeto, enquanto a Repsol Sinopec detém 35% e a Petrobras os 30% restantes.

(Reportagem de Nerijus Adomaitis)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações