Equipes de resgate buscam desaparecidos após navio derrubar ponte em Baltimore

Reuters

Publicado 26.03.2024 07:53

Atualizado 26.03.2024 15:15

Por Andy Sullivan e Joseph Campbell e Gabriella Borter

BALTIMORE (Reuters) - Um enorme navio de carga repleto de contêineres se chocou contra uma ponte em Baltimore, nos Estados Unidos, na madrugada desta terça-feira, lançando carros e pessoas no rio e fechando um dos portos mais movimentados da Costa Leste dos EUA.

Equipes de resgate retiraram dois sobreviventes, um dos quais foi hospitalizado, e estavam procurando outros seis no rio Patapsco depois que uma parte enorme da ponte Francis Scott Key, de 2,57 quilômetros, caiu na água.

O navio relatou um problema de energia e autoridades interromperam o tráfego na ponte no intervalo entre o pedido de socorro e a colisão, disse o governador de Maryland, Wes Moore, em uma coletiva de imprensa.

"Ao conseguir impedir que carros passassem pela ponte, essas pessoas são heróis. Elas salvaram vidas ontem à noite", disse.

Oito pessoas estavam na ponte no momento e seis permanecem desaparecidas, disse o secretário de Transportes do Estado horas depois da colisão.

Uma investigação preliminar apontou para um acidente, disse Moore.

O tráfego de navios foi suspenso no Porto de Baltimore até segunda ordem. Esse é o porto mais movimentado dos EUA para embarques de automóveis, movimentando mais de 750.000 veículos em 2022, de acordo com dados da Administração Portuária de Maryland.

O fechamento de um dos principais portos da Costa Leste dos EUA ameaça interromper o fornecimento de mercadorias, desde carros até carvão e outras commodities, como açúcar. Isso poderia criar gargalos e aumentar os atrasos e os custos na região, segundo especialistas. O porto lida com a maior parte das importações de automóveis e está entre os maiores para exportações de carvão.

O navio de quase 300 metros sofreu uma perda momentânea de propulsão e lançou âncoras como parte dos procedimentos de emergência antes do impacto, informou a empresa administradora da embarcação, a Synergy Marine Pte Ltd, de acordo com a Autoridade Portuária de Cingapura.

O Dali, de propriedade da Grace Ocean Pte Ltd, colidiu com um dos pilares da ponte, de acordo com a Synergy. Nenhum dos 22 membros da tripulação a bordo da embarcação com bandeira de Cingapura estava desaparecido, disse a administradora.

A Guarda Costeira dos EUA informou que o colapso ocorreu à 01h27 do horário local (03h27 no horário de Brasília) e enviou equipes para uma missão ativa de busca e resgate depois do colapso.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A ponte estava em conformidade com as normas e não havia problemas estruturais conhecidos, disse Moore.

Um vídeo postado no YouTube mostrou o choque do navio na ponte na escuridão. Faróis de veículos podiam ser vistos na ponte enquanto ela caía na água e o navio pegava fogo. 

O governador declarou estado de emergência para mobilizar rapidamente recursos federais para lidar com a emergência. O FBI em Baltimore afirmou na plataforma X que sua equipe estava no local.

O Dali estava a serviço da empresa de navegação Maersk no momento do incidente, informou a empresa dinamarquesa em um comunicado.

"Estamos horrorizados com o que aconteceu em Baltimore, e nossos pensamentos estão com todas as pessoas afetadas", disse a Maersk.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações