Ericsson tem resultado abaixo do esperado por alta de custos

Reuters

Publicado 14.07.2022 12:14

Atualizado 14.07.2022 13:16

Por Supantha Mukherjee

ESTOLCOMO (Reuters) - A Ericsson divulgou nesta quinta-feira alta no resultado operacional do segundo trimestre, mas o resultado veio abaixo das expectativas, uma vez que as margens foram atingidas por maiores custos com componentes eletrônicos e logística.

As ações da empresa chegaram a cair 11% mais cedo, atingindo o menor nível desde março de 2020. Os papéis acumulam desvalorização de cerca de 30% desde fevereiro, quando a Ericsson divulgou pagamentos indevidos no Iraque desde 2011.

Aumento da inflação, escassez de chips e a guerra na Ucrânia elevaram os custos e reduziram a margem bruta da empresa para 42,1%, ante 43,4% no ano anterior.

A Ericsson também foi atingida por disputas de patentes, inclusive com a Apple (NASDAQ:AAPL), que reduziu sua receita de royalties em 900 milhões de coroas suecas (85 milhões de dólares).

"À medida que os contratos expiram, pretendemos ajustar os preços", disse o presidente-executivo, Borje Ekholm, em comunicado.

Além de aumentar os preços, a Ericsson está investindo em pesquisas para reduzir o custo dos produtos para combater a inflação, disse Ekholm em teleconferência.

As vendas da Ericsson na América do Norte e na Europa aumentaram à medida que as operadoras de telecomunicações correm para atualizar suas redes, ajudando a Ericsson e a rival Nokia.

"Temos uma participação de mercado de 39%, excluindo a China, do mercado global, e isso representa um aumento de vários pontos percentuais no último período", disse o diretor financeiro, Carl Mellander, à Reuters.