Erro em balanço da Lyft agita mercado e pode levar a escrutínio maior

Reuters

Publicado 14.02.2024 16:32

Por Samrhitha A

(Reuters) - Um erro de projeção da Lyft (NASDAQ:LYFT) que provocou turbulência em suas ações durante a noite pode resultar em um maior escrutínio regulatório ou judicial, disseram analistas e especialistas nesta quarta-feira, ofuscando o sólido resultado trimestral e a previsão positiva da empresa .

O erro na divulgação do resultado causou um breve salto de 67% nos papéis da empresa concorrente da Uber (NYSE:UBER), antes que a diretora financeira Erin Brewer fornecesse esclarecimentos em uma teleconferência com analistas.

A Lyft disse incorretamente que uma métrica-chave de margem deveria subir 500 pontos-base neste ano, mas Brewer corrigiu essa previsão para um aumento de 50 pontos-base.

Mesmo assim, as ações da Lyft atingiram mais cedo uma máxima em um ano e subiam cerca de 30% nesta quarta-feira, a caminho de adicionar mais de 1,65 bilhão de dólares ao valor de mercado da empresa. A companhia disse que cortou despesas em 12% em 2023, o que a ajudou a superar a estimativa média de Wall Street.

Cerca de 48 milhões de ações foram negociadas no pós-mercado norte-americano na terça-feira, mais que o triplo do volume diário médio na sessão regular do mercado de ações.

"A SEC provavelmente revisará a situação dada a magnitude do movimento de preços das ações após a divulgação dos resultados originais e a Lyft pode ser multada", disse Dan Coatsworth, analista de investimentos da AJ Bell.

Segundo especialistas, não está claro se a empresa poderá enfrentar responsabilidade legal pelo incidente.

"Como o erro está relacionado a uma projeção, é provável que a responsabilidade sob as regulamentações de valores mobiliários não se aplique, a menos que possa ser provado que foi feito com conhecimento de que estava errado ou com alguma intenção de enganar", disse Bobby Reddy, professor de direito societário e governança na Universidade de Cambridge.

Ainda assim, alguns investidores podem testar "os limites da teoria legal sob outras perspectivas, potencialmente com o objetivo de buscar acordos," acrescentou Reddy.

(Reportagem de Samrhitha Arunasalam e Medha Singh, em Bengaluru)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações