Este indicador aponta boas oportunidades em correções, diz analista; conheça

Investing.com  |  Autor Laura Sánchez

Publicado 16.02.2024 15:01

Investing.com - A semana termina com muitas emoções e volatilidade no mercado, influenciadas pelos dados macroeconômicos. Os especialistas alertam para a cautela diante de alguns indicadores.

Ben Laidler, estrategista global da eToro, analisa os últimos dados do Indicador de Sentimento dos Investidores da plataforma. Ele diz que o indicador “é limitado pelas retiradas de fundos e pelo sentimento moderado dos investidores de varejo e pelos níveis de venda/compra”.

“Os investidores continuam cautelosos e compram na baixa”, afirma Laidler.

De acordo com ele, “o mercado de ações dos EUA teve um bom início de ano e superou alguns obstáculos, com as expectativas de redução das taxas de juros adiadas e os múltiplos de lucros acima de 20 vezes. Os resultados do quarto trimestre, acima do esperado, foram um fator-chave”.

“O sentimento dos investidores tem sido um grande apoio técnico, apesar de ainda ser relativamente cauteloso. Nossa pesquisa com investidores de varejo mostra que esses aspectos técnicos são tão importantes quanto os fundamentos para muitos deles, e isso tem estimulado o comportamento de compra na baixa por parte de muitos investidores que ainda estão muito cautelosos. Nosso índice de sentimento do investidor é ‘neutro’, e é limitado pelas retiradas de fundos e pelo sentimento moderado dos investidores de varejo e pelos níveis de venda/compra”, afirma Laidler.

“Três das nossas quatro medidas do índice de sentimento ainda estão baixas. Os fundos de investimento e os ETFs estão registrando retiradas, enquanto a relação put/call está na média de longo prazo. 42% dos investidores de varejo são otimistas, apenas um pouco acima da média, enquanto o VIX, com 14 pontos, é a exceção, perto de mínimos históricos e muito abaixo da média de 20 pontos. As medidas mais amplas são igualmente mistas”, explica ele.

“A pesquisa de gestores de fundos do Bank of America (NYSE:BAC) mostra um sentimento institucional acima dos mínimos da crise bancária do SVB (OTC:SIVBQ) de março de 2023, mas apenas acima da média de longo prazo. No entanto, as grandes empresas de tecnologia são as mais demandadas e o caixa caiu para 4,2%. O índice NAAIM mostra que os fundos de hedge têm 93% de posições líquidas longas e estão perto do pico de dezembro de 102%”, acrescenta.