Estrategista do JP Morgan afirma que volatilidade da inflação em pico é positiva para mercado de capitais

Investing.com

Publicado 09.06.2022 09:30

Atualizado 09.06.2022 15:02

Há sinais preliminares de que a volatilidade da inflação pode estar alcançando seu pico, o que seria positivo para o mercado de capitais, escreveu o estrategista Nikolaos Panigirtzoglou, do JP Morgan, em relatório aos clientes na quarta-feira.

O estrategista afirmou que os mercados parecem estar em grande parte olhando através do prisma de aumento na volatilidade, destacando, entre outras coisas, "prêmios de termo” (term premium), que são a remuneração exigida pelos investidores para manter um título de longo prazo em vez de realizar a rolagem de uma série de títulos de curto prazo. Embora medir os prêmios de termo não seja simples, Panigirtzoglou destaca que, no geral, as estimativas se recuperaram em relação a suas mínimas durante a pandemia, em torno de -1%.

Panigirtzoglou disse que as métricas de Kim-Wright e Blue Chip, com base na pesquisa semestral recém-publicada de mais longo prazo para junho de 2022, ficaram ambas em torno de mais 25 pb, não muito distante dos seus níveis em 2015 e 2018. A métrica de prêmio de termo ACM também está próxima dos seus níveis de 2018.

Em relação à volatilidade da inflação do índice de preços ao consumidor (IPC) dos EUA, Panigirtzoglou destaca que grande parte dela tem origem nos componentes de energia e na reabertura. "Como já ocorreu uma reprecificação significativa na energia, em princípio, esta influência deve começar a diminuir ao longo do tempo, na falta de novos choques energéticos", comentou.

No contexto do valor justo a longo prazo da empresa, a volatilidade da inflação em pico resultaria apenas em um justo valor ligeiramente mais elevado para os rendimentos reais em relação aos atuais níveis ao longo do próximo ano.

O estrategista disse que o olhar para a disparada da volatilidade da inflação implica um valor justo atual de 4.400 pontos para o S&P 500, ou aproximadamente 7% mais alto que o fechamento de quarta-feira.

Panigirtzoglou também afirmou que a demanda reduzida por hedging é um sinal de otimismo para o mercado de ações, porque provavelmente reflete o baixo posicionamento em ações por parte dos investidores.

"Na nossa opinião, esta redução da procura por cobertura é um sinal bullish, já de que deve ser reflexo do baixo posicionamento em ações por parte dos investidores institucionais. Na verdade, a relação de contratos em aberto de opções de compra e venda tende a ser alta quando os investidores estão sobrecomprados em ações, como o início de 2015, 2018 e 2020 ou o final de 2021", disse Panigirtzoglou. "E vice-versa, essa relação tende a ser baixa quando os investidores estão pouco comprados em ações, como no final de 2016, no final de 2018, em março de 2020 e atualmente".

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações