Eternit cai 10% após aprovação de novo plano de recuperação judicial

Investing.com  |  Autor 

Publicado 30.05.2019 11:32

Eternit cai 10% após aprovação de novo plano de recuperação judicial

Investing.com - A Eternit (SA:ETER3) comunicou ao mercado na noite de ontem que, em Assembleia Geral de Credores, o novo Plano de Recuperação Judicial e de sociedades sob seu controle foram aprovados. Agora, a proposta será encaminhada para homologação pelo Juízo da Recuperação Judicial. Com isso, as ações da companhia registram queda de 10,00% a R$ 2,61.

No começo do ano o plano com os termos e condições propostas para a reestruturação das dívidas foi apresentada aos credores. Na época, a empresa informou que deixou de utilizar o amianto como matéria-prima na produção de telhas de fibrocimento. “A produção de telhas em suas fábricas se dá exclusivamente com a adição de fibras sintéticas”.

Na ocasião, a Suno Research lembrou que, de acordo com seu planejamento estratégico, a SAMA (mineradora controlada pela Eternit) interrompeu também a comercialização de fibras de amianto no mercado nacional direcionando sua produção exclusivamente para o mercado externo, atendendo clientes em outros países onde o produto é permitido, tais como Estados Unidos, Índia, Indonésia, Malásia e etc.

No entanto, em fevereiro anunciou a suspensão das atividades da SAMA, mineradora que produz amianto. E seguirão interrompidas até que o pedido de efeito suspensivo da entidade que representa o setor seja apreciada pelo Superior Tribunal de Justiça (STF) que julgou o uso de amianto no país, em 29 de novembro de 2017.

Na época, a corte declarou inconstitucional o artigo 2º da Lei federal nº 9.0 55, de 1995, que permitia a extração, industrialização, comercialização e distribuição do amianto crisotila no país.

O posicionamento do STF se deu durante o julgamento de uma lei do estado do Rio de Janeiro, mas que seu efeito vinculante se estendeu também para o artigo da lei federal.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações